Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Estorãos - Municipio de Fafe

Menu da Freguesia

 A Freguesia de Estorãos, localizada a cerca de 5 quilómetros a norte da sede concelhia, teve, ao longo dos tempos, diversas designações, nomeadamente Asturanos, Asturaus, Asturianos, Esturãos, Esturas e Sturãaos, provavelmente relacionadas com os primeiros povoadores deste território. De facto, presume-se que estes topónimos se associem à gente que das Astúrias aqui viria habitar e dar nome à terra.
Administrativamente, sempre esteve ligada ao concelho de Monte Longo, antecessor ao actual concelho de Fafe.
Nas Inquirições de 1220, esta Freguesia é referida como De Sancto Thoma de Asturaus, da Terra de Monte Longo. Nas de 1258, refere-se ainda que esta se encontrava já muito povoada, com muitos casais espalhados pelos diversos lugares.
Em 1726, alguns documentos referenciavam a Quinta do Morgado, cujo morgadio fora instituído por Gonçalo Lobo e sua esposa, Urraca Paes, em 15 de Maio de 1347, para seu filho, João Gonçalves Lobo e descendentes.
Detentora de grandes quintas,  Estorãos conserva ainda algumas casas residenciais de interesse arquitectónico, como a Casa das Leis, a casa das Quintas, a casa do Ermo, a Casa da Faia, a Casa da Mourisca e outras, um legado histórico para as gerações vindouras.

Diz-se que, na Freguesia, nasceu o Dr. Pedro de Sousa da Cunha, lente em medicina na Universidade de Coimbra, presumivelmente no século XVII. Também era natural de Estorãos, o advogado Manuel Joaquim Antunes Moreira (1890-1957), mais conhecido por Dr. Neca das Leis, co-fundador de uma cooperativa agrícola em Fafe.


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.