Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Estorãos - Municipio de Fafe

Menu da Freguesia

 A Freguesia de Estorãos, localizada a cerca de 5 quilómetros a norte da sede concelhia, teve, ao longo dos tempos, diversas designações, nomeadamente Asturanos, Asturaus, Asturianos, Esturãos, Esturas e Sturãaos, provavelmente relacionadas com os primeiros povoadores deste território. De facto, presume-se que estes topónimos se associem à gente que das Astúrias aqui viria habitar e dar nome à terra.
Administrativamente, sempre esteve ligada ao concelho de Monte Longo, antecessor ao actual concelho de Fafe.
Nas Inquirições de 1220, esta Freguesia é referida como De Sancto Thoma de Asturaus, da Terra de Monte Longo. Nas de 1258, refere-se ainda que esta se encontrava já muito povoada, com muitos casais espalhados pelos diversos lugares.
Em 1726, alguns documentos referenciavam a Quinta do Morgado, cujo morgadio fora instituído por Gonçalo Lobo e sua esposa, Urraca Paes, em 15 de Maio de 1347, para seu filho, João Gonçalves Lobo e descendentes.
Detentora de grandes quintas,  Estorãos conserva ainda algumas casas residenciais de interesse arquitectónico, como a Casa das Leis, a casa das Quintas, a casa do Ermo, a Casa da Faia, a Casa da Mourisca e outras, um legado histórico para as gerações vindouras.

Diz-se que, na Freguesia, nasceu o Dr. Pedro de Sousa da Cunha, lente em medicina na Universidade de Coimbra, presumivelmente no século XVII. Também era natural de Estorãos, o advogado Manuel Joaquim Antunes Moreira (1890-1957), mais conhecido por Dr. Neca das Leis, co-fundador de uma cooperativa agrícola em Fafe.


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.





VEJA TAMBÉM!