Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Biscainho - Municipio de Coruche

Menu da Freguesia

Biscainho é uma das freguesia portuguesa do concelho de Coruche, com uma população de 1074 habitantes (2011), distribuídos por uma área de 81,37km englobando lugares como Courelas da Amoreirinha, Biscainho, Borralho, Cavaleiros, Fidalgos, Martinhos, Mata Lobinhos, Mata Lobos, Monte da Pipa, Monte Fetal, Raposeira, Sabugueiro, Torrinha, Vale de Boi e Vale de Covo. É limitada pela Fajarda, Coruche, Branca e Benavente (incluindo Foros da Charneca, Foros da Almada e Barrosa).

A sua instituição remota a 31 de Dezembro de 1984, pela Lei nº43/84, mas tudo indica que também tenha sido habitada desde noutras épocas mais remotas, como por exemplo, o Paleolítico, havendo achados que provam presença humana neste território. Existe também vestígios de presença dos romanos e dos árabes.

Durante o Século XVI, Biscainho, aparece no Livro do Tombo da Misericórdia de Coruche, onde refere o casal de Biscainho, e dois séculos depois, aparece no Livro das Rendas e no Traslado do Livro do Tombo das Confrarias onde mencionam a Herdade do Biscainho. Até aos finais do século XVIII o pouco que se sabe do casal do Biscainho é que o seu rendeiro era João Gonçalves Silveira, e o senhorio da herdade era Joaquim José Vasques.

A origem do topónimo Biscainho é explicado ás novas gerações ao longos dos tempos, por duas versões: uma refere que o termo advém da existência nesta localidade de abelhas biscainhas, a outra, de acordo com os dicionários de língua portuguesa, baseia-se na presença de um espanhol natural da Biscaia, ou seja um Biscainho, nestas terras.

O Biscainho é constituído por pessoas muito religiosas que veem em São João de Deus o seu Santo protector, sendo comemorado o seu dia a 24 de Julho.  

É um povo que vive a tauromaquia portuguesa, pois é aqui que vive uma das melhores famílias de toureiros, família Ribeiro Telles.

As suas actividades económicas baseiam-se na agricultura, do milho, tomate, arroz, girassol e beterraba, e também na exploração florestal, do eucalipto, pinheiro e sobreiro.


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.





VEJA TAMBÉM!