O Mercado Medieval de Óbidos é um evento de recriação histórica que transforma a Vila de Óbidos num burgo da idade média.
Durante 16 dias, bobos, cuspidores de fogo, dançarinos, músicos e jograis invadem a vila transportando o visitante para outra dimensão.
Mercado Medieval de Óbidos 2014
Muy Nobre e Sempre Leal - D. Sancho II e o Cerco da Vila pelo Conde de Bolonha
O tema do mercado estará ligado ao Cerco da vila pelo Conde de Bolonha, futuro rei D. Afonso III, nas lutas de hegemonia que o opuseram ao seu irmão, então o rei D. Sancho II.
Neste conturbado período, a vila manteve-se fiel ao seu soberano. Apesar das intenções do futuro Afonso III serem as de obrigar os habitantes a reconhecerem-no como legítimo soberano, a verdade é que numa assembleia convocada pelo alcaide D. Fernando, governantes e nobres juram continuar fiéis a D. Sancho.
O cerco durou oito meses, apesar das tentativas conciliatórias tentadas pelo Conde de Bolonha, o recurso às armas foi inevitável.
A estóica resistência de Óbidos forçou ao levantamento do cerco e à marcha sobre Coimbra, só cedendo a vila a sua coalizão aquando da morte de D. Sancho II
(Pereira, José Fernandes. Lisboa, 1989.Página 22).
ENVIE ESTE EVENTO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>