Portal Nacional dos Municipios e Freguesias


10 Km de Tagarro

10 Km de Tagarro

Em Agosto de 1989 integrada na Festa Anual de Tagarro realizou-se a 1ª edição dos 10 KM DE TAGARRO. Foi uma prova preparada na véspera por António de Carvalho Nobre, à data desempenhando o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Desportiva e Cultural de Tagarro (ADCT). A prova não teve grandes rigores técnicos, até porque os 15 atletas participantes mais não exigiam e eram quase todos atletas do Grupo Sportivo de Loures, clube onde o mentor da prova era coordenador do atletismo e treinador.

 O mesmo cenário foi repetido no ano seguinte e só a partir daí se começou a pensar no lançamento da prova para um plano nacional e até mesmo internacional, uns anos mais tarde. Para o conseguir teria de se passar por uma fase intermédia, como aconteceu na 3ª e 4ª edições da prova, em 1991 e 1992, com a participação de 71 e 160 atletas respectivamente, entre os quais alguns atletas de muito bom valor, como foram os casos de Paulo Guerra, Arlindo Macedo, Luís Raposo, João Marques e Américo Brito.

 Com a realização da 5ª edição em 1993, ano em que a prova se aproximou dos 300 concorrentes e contou com a presença de grandes nomes do atletismo português, nomeadamente António Pinto, Alberto Maravilha, Aurora Cunha e Albertina Dias e pela primeira vez teve direito a honras televisivas, o Comité Organizador entendeu que a prova só se poderia expandir e dar o salto para o plano internacional se fosse criada uma estrutura própria, autónoma da ADCT. Por esses motivos, foi com naturalidade que em 11 de Dezembro de 1993 se constituíu a ASSOCIAÇÃO 10 KM DE TAGARRO.

 Em 1994 a prova deu o salto para 458 participantes, tendo atingido o seu valor mais alto no ano seguinte, ao terminarem os 10 Km 632 atletas. Em 1996 foi em Tagarro disputado o Campeonato Nacional de Estrada Masculino e pela primeira vez a prova foi inscrita no calendário mundial da Federação Internacional de Atletismo, o que voltou a acontecer em 1997 e 1998, ano em que a corrida atingiu a sua 10ª e última edição deste seu primeiro ciclo de vida.

 

PODERÁ GOSTAR TAMBÉMOUTROS EVENTOS NO PAÍS - VER TODOS

VEJA TAMBÉM!