Portal Nacional dos Municipios e Freguesias


Mostra FésTividades em Ponta Delgada

Mostra FésTividades em Ponta Delgada

Está patente na sala do Forno do Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada a exposição de fotografia “FésTividades”.

 

Esta é uma iniciativa da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, que conta com o apoio da Sociedade Coliseu Micaelense.

 

Até 19 de Junho vão estar em exposição 20 fotografias, escolhidas no âmbito do Concurso “FésTividades”, que se realiza pelo sétimo ano consecutivo.

 

Estas fotos mostram que o principal desafio da iniciativa é procurar, através de um olhar original, captar o simbolismo religioso e a imagem, sem invadir o íntimo e pessoal de quem cumpre a sua promessa.

 

Desta feita, conseguiu-se um manancial de criatividade emotiva nesta exposição, pelo olhar dos autores destas fantásticas fotografias, que através da sua arte, prestam homenagem ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, bem como partilham a sua sensibilidade artística com os açorianos e os milhares de pessoas que se deslocam em peregrinação de súplica, ou Acção de Graças ao Senhor.

 

São muitos os que, anualmente, participam neste concurso e olham as festas através das objectivas, captando, muitas vezes, aspectos e sentimentos que não estão à vista de todos.

 

“De cruz ao peito”, da autoria de Rui Arruda de Melo, foi a fotografia vencedora de Festividades 2013.

 

A primeira menção honrosa foi, também, para Rui Arruda de Melo com “Senhor, ilumina-me, dai-me forças para continuar…”. “O Brilho das gotas” de Benjamin Vieira arrecadou a 2.ª menção honrosa e “Símbolos” de Isidro Manuel Rito Vieira venceu a 3.ª menção honrosa.

 

A mostra pode ser visitada até 19 de Junho, de segunda a sexta-feira entre as 09h00 e as 19h00 e sábado e 26 de Maio entre as 11h00 e as 19h00.

 

Atendendo à adesão à iniciativa e ao facto de o concurso se apresentar como uma referência cultural da cidade de Ponta Delgada, a oitava edição de “FésTividades” decorre de 23 a 31 de Maio, sendo que o resultado do mesmo virá a público em 2015.

 

Fonte: JornalDiario

PODERÁ GOSTAR TAMBÉMOUTROS EVENTOS NO PAÍS - VER TODOS