Portal Nacional dos Municipios e Freguesias


1ª Festa Gastronómica de Santa Cruz

1ª Festa Gastronómica de Santa Cruz
A gastronomia típica madeirense é variada, e é resultado de uma mistura de culturas, hábitos alimentares e aculturações sucessivas, graças à influência dos colonizadores e de povos estrangeiros.
 
Em Santa Cruz a gastronomia apresenta as mesmas particularidades e caraterísticas gastronómicas da restante ilha, com particular incidência na confecção de doces, sobremesas e compotas, licores ou bebidas espirituosas, incluindo a tradicional poncha e suas variedades feitas com frutos tropicais e subtropicais.
 
A Festa Gastronómica de Santa Cruz, tem a sua primeira edição entre 29 de maio e 1 de junho, sendo um evento promovido pela Junta de Freguesia de Santa Cruz e com organização da associação Somos O Q´Sentimos (S.O.S.).
 
Conta com diversas atividades culturais e recreativas que irão decorrer durante o dia, e com uma série de concertos à noite, para além da animação com DJ set no final. Este evento acontecerá na zona da Alameda em Santa Cruz, frente ao mar. O fruto de eleição é a pitanga, que estará presente nas diversas confecções gastronómicas e bebidas a serem apresentadas pelos restaurantes e bares que participam nesta gastronómica.
 
Embora alguns hotéis e restaurantes já incluam este fruto em pratos, sobremesas ou bebidas nas suas ementas, é fundamental que muitos mais o façam, pois trata-se de um produto regional de excelência, que é desconhecido da maioria dos nossos turistas.
 
A zona de restauração estará localizada na praça em frente ao Mercado de Santa Cruz, e conta com a participação de 4 restaurantes: Vista d´António, Cozinhados do Aires, Boca de Panela e Giga. A zona de bares (onde será também o espaço de concertos) será no jardim em frente à praça do Mercado, e conta com a presença dos seguintes bares: S. Fernando, Pombalense, Do Dia pra Noite, Tasca o Casimiro, O Mamute e Tasca da Laurinda.

PODERÁ GOSTAR TAMBÉMOUTROS EVENTOS NO PAÍS - VER TODOS