Portal Nacional dos Municipios e Freguesias


Kasparov, Papandreou e Rasmussen na 4ª edição das Conferências do Estoril

Kasparov, Papandreou e Rasmussen na 4ª edição das Conferências do Estoril
 O campeão de xadrez Garry Kasparov, o ex-primeiro-ministro grego George Papandreou e o ex-secretário-geral da NATO Anders Fogh Rassmussen são alguns dos oradores presentes na 4ª edição das Conferências do Estoril, um dos mais importantes eventos internacionais bianuais realizados em Portugal.  
 
Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Moises Naim, pensador venezuelano autor do ‘best-seller’ “The End of Power (2013), José Ramos-Horta, ex-presidente timorense e Nobel da Paz, e José Manuel Durão Barroso, ex-presidente da Comissão Europeia, são outros dos nomes já confirmados. 
 
Na apresentação do programa, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, e Milton Sousa, diretor-executivo das Conferências do Estoril, sublinharam que o objetivo das Conferências continua a ser promover uma discussão aberta, baseada no confronto de perspetivas contrastantes, por forma a encontrar respostas locais para problemas globais. Miguel Pinto Luz adiantou, ainda, que esta 4º edição das Conferências do Estoril terá “uma perspetiva ainda mais holística”: “pela primeira vez, temos os cinco continentes representados”. 
 
“Religião e o Diálogo entre Civilizações” é um dos temas globais que está a gerar mais expetativa e que irá ser debatido pelo cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, o imã da Mesquita de Lisboa, David Munir, e pelo reitor do seminário rabínico latino-americano, Abraham Skorka, conhecido como “o Rabi do Papa” pela amizade e diálogo de décadas com o Papa Francisco. 
 
O antigo diretor da Amnistia Internacional Jack Healey e a investigadora e ativista antiglobalização indiana Vandana Shiva e Gunter Pauli, fundador do Clube de Roma e apelidado pela imprensa internacional “Steve Jobs da sustentabilidade” irão debater as relações entre economia, empresas e sociedade.
 
Uma entrevista com a jornalista Elizabeth Wahl, correspondente em Washington da televisão russa RT que se demitiu em direto em março de 2014 por recusar a linha editorial da televisão a qual considerou estar a “branquear” a intervenção da Rússia na Crimeia, é outro dos pontos altos do programa desta 4ª edição das Conferências do Estoril. 
 
Francis Fukuyama, vencedor do prémio Estoril Global Issues Distinguished Book Prize 2015 pelo livro “Ordem Política e Decadência Política - Da Revolução Industrial à Globalização da Democracia”, marcará também presença nas Conferências com um discurso. 
O outro prémio, o Estoril Local Answers Award, vai distinguir este ano a associação Aporvela, que promove a ligação das pessoas ao mar através da formação de jovens.
 
A juventude é outra das apostas fortes das Conferências do Estoril. Na edição de 2015 vão decorrer quatro projetos especiais – Youth Summit, Jovem Embaixador CE, “Murar o Medo” com curadoria de Mia Couto, Youth Bootcamp - focados na Educação, na capacitação presente e futura e na promoção de uma rede de contatos internacional.  

PODERÁ GOSTAR TAMBÉMOUTROS EVENTOS NO PAÍS - VER TODOS

VEJA TAMBÉM!