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Madeira Island Ultra Trail

Em 23-04-2016

Imagine uma ilha plantada no meio do oceano atlântico norte a 900 km de Portugal Continental e a cerca de 600 km da costa de Marrocos. Uma ilha na qual a montanha por vezes beija o mar, límpido e azul, uma ilha onde existem quedas d’água sussurrantes, veredas, trilhos e quase 1500 km de levadas (canais de irrigação), um património cultural construído com o esforço hercúleo de sucessivas gerações que nunca se resignaram a abraçar a palavra isolamento, uma ilha onde ainda existe uma floresta endémica Laurissilva preservada, património mundial natural da UNESCO, de todos nós….

Essa ilha existe e tem um nome: Madeira.

O MIUT® – Madeira Island Ultra Trail proporcionará um estimulante desafio de atravessar a ilha de lés-a-lés, no sentido noroeste-sudeste, iniciando em Porto Moniz, ao nível do mar, com passagens pelos pontos mais altos da ilha para depois regressar novamente ao nível do mar, em Machico. Uma viagem que transportará o participante para o imaginário de outros tempos onde a alma do madeirense não se deixou vencer pelas vicissitudes da orografia da ilha.

Se hoje o MIUT® é já um evento que das memórias do passado nos traz até ao sonho do futuro, a próxima edição será novamente o testemunho vivo de um conjunto de estimulantes desafios e oportunidades de eleição a não perder!

  Tipo de Inscrições Descrição Preço MIUT (de 1 de Outubro 2015 a 5 de Janeiro 2016) 95.00€ MIUT (de 6 de Janeiro a 29 de Fevereiro 2016) 105.00€ MIUT (de 1 de Março a 20 de Março 2016) 150.00€ MIUT (de 21 de Março a 21 de Abril 2016) 300.00€ Ultra (de 1 de Outubro 2015 a 5 de Janeiro 2016) 80.00€ Ultra (de 6 de Janeiro a 29 de Fevereiro 2016) 90.00€ Ultra (de 1 de Março a 20 de Março 2016) 125.00€ Ultra (de 21 de Março a 21 de Abril 2016) 250.00€ Marathon (de 1 de Outubro 2015 a 5 de Janeiro 2016) 45.00€ Marathon (de 6 de Janeiro a 29 de Fevereiro 2016) 55.00€ Marathon (de 1 de Março a 20 de Março 2016) 75.00€ Marathon (de 21 de Março a 21 de abril 2016) 150.00€ Mini (de 1 de Outubro 2015 a 5 de Janeiro 2016) 25.00€ Mini (de 6 de Janeiro a 29 de Fevereiro 2016) 35.00€ Mini (de 1 de Março a 20 de Março 2016) 50.00€ Mini (de 21 de Março a 21 de Abril 2016) 100.00€

  Regulamento Ver Regulamento Regulamento

Regulamento (provisório) - MIUT® - Madeira Island Ultra Trail 2016

1. Condições de participação

- O MIUT® - Madeira Island Ultra Trail é um evento de Trail Running, que decorre na ilha da Madeira e que integra quatro provas: MIUT, ULTRA, MARATHON e MINI, todas elas de formato linear, non-stop.

1.1. Idade mínima de participação nas diferentes provas

- Para participar no evento os participantes deverão ter pelo menos 16 anos, na prova MINI, e 18 anos, nas restantes provas, na data de início da prova.

1.2. Inscrição regularizada

A inscrição no MIUT® - Madeira Island Ultra Trail implica compreender e aceitar sem reservas as regras e o regulamento da prova.

Nomeadamente, é necessário:

- Efetuar corretamente a inscrição, no website do evento.

- Para a inscrição no MIUT, é necessário ter concluído, nos dois anos anteriores (2014/2015), uma prova de, pelo menos, 42 km. Este facto deverá ser devidamente comprovado aquando da inscrição, através do envio do link da página oficial dos resultados da prova referenciada ou, em alternativa, do envio do respetivo certificado.

- O participante deverá preencher o Termo de Responsabilidade e entregá-lo, em formato papel, aquando do Check-In, no secretariado do evento. Este documento deverá ser descarregado no website oficial do evento.

- O Registo Médico será preenchido online, através de formulário próprio.

- Proceder ao pagamento da respetiva taxa de inscrição, sendo que não é necessário o envio do respetivo comprovativo de pagamento.

1.3. Condições físicas

Os participantes devem:

- Estar conscientes da distância e das particularidades da prova em que vão participar e estarem suficientemente treinados para concluírem a mesma.

- Terem adquirido, antes da prova, uma real capacidade de autossuficiência em montanha, que permita a gestão dos problemas induzidos por este tipo de prova, nomeadamente em termos de alterações da condições climatéricas (noite, vento, frio, nevoeiro, chuva ou neve), assim como na capacidade de ser autónomo entre dois postos de abastecimento, não somente na alimentação mas também no vestuário e segurança.

- Os participantes terão de saber enfrentar problemas físicos e mentais resultantes de fadiga extrema, problemas digestivos, articulares e dores musculares, etc.

- Ter a consciência de que não é papel da organização ajudar um participante a ultrapassar estes problemas e que tal depende principalmente da sua capacidade em se adaptar às situações problemáticas decorrentes deste tipo de evento.

1.4. Ajuda externa / Assistência pessoal

- Aos participantes é permitido receber assistência pessoal dada apenas por uma pessoa e somente nos postos de controlo/abastecimento previamente definidos pela organização.

- É estritamente proibida toda a restante ajuda externa, nomeadamente assistência profissional (treinador, médico, equipa).

1.5. Colocação do peitoral

- O peitoral deve estar permanentemente visível durante toda a prova, ou seja, deve ser posicionado sobre a roupa, na zona do peito ou do abdómen e não pode ser, por qualquer razão, fixado sobre a perna ou nas costas. O nome e o logótipo dos patrocinadores não podem ser modificados ou escondidos.

- Somente os participantes com peitoral visível terão acesso aos postos de controlo/abastecimento.

A não observância destas regras acarreta a penalização prevista no artigo 2.11.

1.6. Regras de conduta desportiva

- O MIUT® - Madeira Island Ultra Trail, é um evento que promove e privilegia, acima de tudo, o fair-play.

- É fundamental que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo e alertem o posto de controlo mais próximo ou contatem a organização.

- A entidade organizadora reserva-se o direito de excluir da corrida, mesmo antes do seu início, qualquer participante que, através do seu comportamento, condicione a gestão e/ou o bom funcionamento do evento. Caso isso ocorra, o atleta não será reembolsado.

- As condutas antidesportivas serão sancionadas de acordo com o seu grau de gravidade, conforme o estipulado no artigo 2.11.

2. Prova

2.1. Apresentação das provas / Organização

- O Clube de Montanha do Funchal é a associação organizadora do evento denominado MIUT® - Madeira Island Ultra Trail, 8.ª edição, que decorrerá de 20 a 24 de abril de 2016 na Ilha da Madeira, com absoluto respeito pelo meio ambiente. A 1.ª edição ocorreu em 2008, coincidentemente, também, a 1.ª prova de trail running na Região Autónoma da Madeira.

- A denominação MIUT® é uma marca registada pertencente ao clube organizador.

- Devido a razões de logística o MIUT® - Madeira Island Ultra Trail é limitado a cerca de 1900 participantes, no total das 4 provas, distribuídos da seguinte forma:

MIUT – 600 | ULTRA – 300 | MARATHON – 600 | MINI – 400

- O MIUT integra o calendário 2016 do UTWT - ULTRA TRAIL WORLD TOUR.

- O MIUT é pontuável para o Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance 2016.

- As provas MIUT, ULTRA e MARATHON atribuirão 5, 4 e 2 pontos, respetivamente, para a participação no "Ultra-Trail du Mont-Blanc®" 2017.

- A entidade organizadora reserva 50 lugares em cada prova para satisfazer os seus compromissos.

- A entidade organizadora reserva-se ainda o direito de aumentar ou reduzir o número de vagas por razões de segurança ou por qualquer outro motivo que possa afetar o bom funcionamento da prova. Todas as alterações serão anunciadas com a devida antecedência no website oficial.

- Os percursos das 4 provas do MIUT® atravessam zonas pertencentes aos concelhos de: Porto Moniz, Calheta, Ponta do Sol, Ribeira Brava, São Vicente, Santana, Câmara de Lobos, Funchal, Santa Cruz e Machico.

- A seguinte descrição pretende dar uma orientação genérica dos percursos, mas não especifica em pormenor os mesmos, assim como, por vezes, faz uso da toponímia popular, pelo que a organização rejeita qualquer responsabilidade que possa advir da leitura da mesma.

A partida da prova MIUT será dada às 00h00 do dia 23 de abril, no centro da vila do Porto Moniz, percorrendo, numa primeira fase noturna, veredas e levadas da costa norte, tendo como referência o planalto do Paúl da Serra – Maciço Montanhoso Ocidental. A primeira grande subida tem como ponto de referência o Fanal. Segue-se, depois, a descida técnica para o Chão da Ribeira e, logo de seguida, nova subida longa para os Estanquinhos. São Vicente é a próxima passagem, ainda antes da chegada à Encumeada, onde o percurso penetra no Maciço Montanhoso Central, não sem antes fazer uma incursão ao Curral das Freiras para depois, então, enfrentar os míticos picos Ruivo e Areeiro. A partir daqui, o percurso é maioritariamente a descer, com passagens pelo Ribeiro Frio, Poiso e Portela, a partir da qual a Serra das Funduras oferece uma interminável rede de singletracks rumo à descida técnica da Degolada que levará os participantes à vereda do Larano, em direção à Levada do Caniçal, com passagem anterior pela Boca do Risco. A fase final, percorrida na Levada, terá como pano de fundo o vale de Machico, com a meta junto ao Fórum Machico.

- A partida da prova ULTRA será dada às 07h00 do dia 23 de abril, na zona de São Vicente, em direção à Levada Fajã do Rodrigues, percorrendo o restante itinerário do MIUT.

- A partida da prova MARATHON será dada às 10h00 do dia 23 de abril, na zona do Chão da Lagoa em direção ao Pico do Areeiro, percorrendo o restante itinerário das restantes provas.

- A partida da prova MINI será dada às 12h00 do dia 23 de abril, no centro do Porto da Cruz em direção à vereda do Larano, percorrendo o restante itinerário das restantes provas.

- Por razões de força maior, os percursos e horários são suscetíveis de serem alterados.

2.2. Programa / Horário

Quinta-feira, 01.10.2015 - Abertura de Inscrições/Lançamento do Evento – Media

Domingo, 21.04.2016 - Encerramento das inscrições

Sexta-feira, 15.04.2016 - Apresentação Oficial (local a anunciar)

Quarta-feira, 20.04.2016 – Check-in

10:00 às 22:00 - Secretariado (Praça Fórum Machico)

Quinta-feira - 21.04.2016 - Check-in/Briefing

10:00 às 22:00 - Secretariado (Praça Fórum Machico)

18:00 - Briefing sobre a prova para todos os participantes/media

19:00 - Pasta Party

Sexta-feira, 22.04.2016 - Check-in

10:00 às 20:00 - Secretariado (Praça Fórum Machico)

21:00 - Concentração em Machico da prova MIUT (parque de estac. acima do hotel Dom Pedro Baía Club)

21:30 - Saída do autocarro para o Porto Moniz

Sábado, 23.04.2016 - Competições

00:00 - Partida do MIUT (Porto Moniz)

04:30 - Concentração em Machico da prova ULTRA (parque de estac. acima do hotel Dom Pedro Baía Club)

05:00 - Saída do autocarro ULTRA para São Vicente

07:00 - Partida do ULTRA (São Vicente)

08:00 - Concentração em Machico da prova MARATHON (parque de estac. acima do hotel Dom Pedro Baía Club)

08:30 - Saída do autocarro MARATHON

10:00 - Partida do MARATHON (Chão da Lagoa)

10:30 - Concentração em Machico da prova MINI (parque de estac. acima do hotel Dom Pedro Baía Club)

11:00 - Saída do autocarro MINI

12:00 - Partida do MINI (Porto da Cruz)

Domingo, 24.04.2016 – Entrega de prémios

11:00 - Entrega do prémio de chegada e dos sacos MIUT e ULTRA (Praça Fórum Machico)

12:30 - Cerimónia de Entrega de Prémios

13:30 - Cocktail de encerramento

Nota: Por razões de força maior, os horários e locais poderão sofrer alterações.

2.3. Distância (categorização por distância) / altimetria (desníveis positivo e negativo acumulados) / categorização de dificuldade ATRP

Provas  

Distância  

Desnível positivo

Desnível negativo 

Tempo máximo  

Categorização  

Grau de dificuldade  

MIUT

114,9 km

7066 m

7076 m

32 h

TU – XLTrail Ultra Extra Longo

3

ULTRA

83,9 km

4630 m

4758 m

25 h

TU – LTrail Ultra Longo

3

MARATHON

43,2 km

1106 m

2599 m

12 h

TU – MTrail Ultra Médio

1

MINI

15,6 km

374 m

375 m

5 h

TCTrail Curto

1

 

2.4. Mapa/ Perfil altimétrico/ descrição percurso

- Os percursos do MIUT® - Madeira Island Ultra Trail são maioritariamente compostos por caminhos, trilhos, veredas, levadas (canais de irrigação), estradas florestais não asfaltadas e pequenas extensões de asfalto. Os percursos utilizam vias públicas quer seja em estrada ou fora de estrada, atravessam sítios e vilas e utilizam acessos de serventias que passam por propriedades privadas. Os percursos não estarão, pois, fechados para as provas e nesse sentido os participantes devem ter em consideração o facto de poder haver viaturas, pessoas e animais a circular num e noutro sentido nos percursos das provas.

- Os percursos das provas atravessam algumas estradas e, por vezes, cruzam-nas na perpendicular. O atravessamento deve merecer a máxima atenção por parte dos participantes.

- Haverá locais dos percursos em cujos caminhos poderão existir portões ou cancelas que os participantes terão de abrir e fechar. Sempre que um participante se depare com um portão ou cancela fechada deve deixá-la da forma que a encontrou, ou seja fechada.

- A organização disponibilizará os tracks GPS dos percursos das provas. Contudo, prevalecerá sempre a sinalização colocada no terreno.

- A organização sinalizará o percurso com fitas sinalizadoras (vermelha e branca com a inscrição MIUT®) com uma banda refletora (para melhor visão noturna), placas e marcas no pavimento. É imperativo seguir os caminhos sinalizados sem tomar atalhos. Os participantes, se deixarem de ver sinalização durante aproximadamente 500 metros, deverão voltar para trás até encontrar novamente a respetiva sinalização. O bom senso deverá imperar.

2.5. Tempo limite

- O MIUT® - Madeira Island Ultra Trail é um evento que integra quatro provas de etapa única, com tempo limite de execução.

- As barreiras horárias são calculadas para permitir aos participantes alcançar a linha de meta no tempo limite imposto, contabilizando já as possíveis paragens (descanso, abastecimentos, etc.).

- Para serem autorizados a continuar em prova, os participantes devem chegar e sair do posto de controlo antes do seu encerramento, caso contrário, serão impedidos de prosseguir e, consequentemente, serão desclassificados.

- Qualquer participante excluído da prova e que deseje continuar, só pode fazê-lo entregando uma parte do peitoral, destacável para o efeito, prosseguindo à sua própria responsabilidade e em completa autonomia.

- Por razões de força maior (meteorológicas e/ou de segurança), a organização reserva-se o direito de alterar as barreiras horárias.

2.6. Metodologia do controlo de tempos

- Será utilizado um sistema eletrónico de controlo de tempos. Nos postos de controlo existirá uma estação eletrónica que registará a passagem dos atletas.

- O peitoral dos participantes integra um chip, o qual, nos postos de controlo, possibilita o registo da passagem do atleta. Haverá igualmente uma etiqueta que será colocada na mochila ou equipamento similar do participante.

- Além do controlo eletrónico haverá igualmente controlo manual de registo de passagem.

- Antes da partida, os participantes serão orientados pela organização a proceder à verificação do chip.

- Na zona de partida o relógio iniciará a contagem no momento estabelecido, com ou sem a presença dos participantes. Os participantes que não estiverem presentes até 15 minutos após a partida ou que se apresentem para além deste período, serão impedidos de partir e, como tal, não serão classificados.

2.7. Postos de controlo

- Os postos de controlo são pontos obrigatórios de passagem e estão localizados em locais delineados pela organização. Em cada um destes controlos estará um responsável da organização.

- Não controlar um ou mais pontos de controlo, levará à desclassificação do participante.

- Durante a prova poderão existir “controlos-surpresa” de forma a assegurar o cumprimento integral do percurso. A sua posição, obviamente, não será comunicada pela organização.

- Os abandonos devem ser feitos única e exclusivamente nos postos de controlo. Na eventualidade de um acidente ou lesão em que o participante esteja imobilizado e não consegue alcançar um posto de controlo, deve ativar a operação de salvamento, entrando em contacto com a organização.

- O número de contacto da organização, para efeitos de emergência, estará impresso no peitoral do participante e deverá ser igualmente gravado antecipadamente no telemóvel do participante.

- A organização reserva-se o direito de alterar a qualquer momento o percurso e a posição dos postos de controlo / abastecimento, sem aviso prévio. Em caso de condições climáticas fortemente adversas a partida pode ser atrasada no máximo duas horas, período após o qual, a prova é cancelada. Não haverá direito a reembolso.

- Durante a prova, em caso de mau tempo, e por razões de segurança, a organização reserva-se o direito de modificar as barreiras horárias e, ou, de suspender, reduzir, neutralizar ou parar a prova. Não haverá direito a reembolso.

2.8. Locais dos abastecimentos

- Os postos de abastecimento irão disponibilizar aos participantes comida e bebida para ser consumida no local. Embora sejam disponibilizadas no local outras bebidas, somente será fornecida água para encher os depósitos dos participantes e outros recipientes. Cada participante deverá certificar-se, ao deixar cada posto de abastecimento, que tem a quantidade de bebida e comida necessária para alcançar o próximo abastecimento.

- Haverá dois tipos de postos de abastecimento: uns, só de líquidos e, outros de sólidos e líquidos, que irão variar de acordo com a sua localização.

- Haverá primeiros socorros posicionados em alguns postos de controlo. É fundamental que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo, alertem o posto de controlo mais próximo e/ou contactem a organização.

- Os participantes devem acatar as decisões do pessoal médico especializado.

2.9. Material obrigatório/ verificações de material

- Aquando do Check-In os participantes terão de apresentar a mochila, ou equipamento similar, que irão utilizar na prova. Neste equipamento será colocada uma etiqueta, necessária para o registo do tempo de chegada.

- Durante a competição, todos os participantes têm de se fazer acompanhar da totalidade do material obrigatório. Em qualquer momento durante a prova, os diretores ou chefes de controlo podem verificar o mesmo. O participante terá de aceitar estes controlos de forma pacífica, sem contestar, sob pena de ser excluído da prova, de acordo com a lista de penalizações no artigo 2.11.

- Os primeiros 5 (cinco) atletas da geral, masculino e feminino, de todas as provas serão obrigatoriamente inspecionados, após conclusão da mesma.  

Material obrigatório

MIUT

ULTRA

MARATHON

MINI

Peitoral (fornecido pela organização) – a ser colocado no peito ou abdómen do atleta e visível durante a totalidade do percurso

X

X

X

X

Mochila ou equipamento similar

X

X

X

X

Depósito de água ou equivalente de 1 litro de capacidade, mínimo

X

X

X

X

Manta térmica (min. 100x200 cm)

X

X

X

X

Banda elástica ou ligadura (min. 100x6 cm)

X

X

X

X

Casaco impermeável

X

X

X

X

Telemóvel operacional (com saldo e bateria suficientes)

X

X

X

X

Alimentação de reserva

X

X

X

X

Apito

X

X

X

X

Copo (a organização não cederá copos nos abastecimentos)

X

X

X

X

2 Lanternas / Frontais, com pilhas de substituição

X

X

 

 

1 Lanterna / Frontal, com pilhas de substituição

 

 

X

X

Luz traseira vermelha (pisca-pisca) – a ser colocada na parte posterior do atleta, acesa durante o período noturno.

X

X

 

 

 

Material fortemente recomendado (opcional)

Bastões

Calças compridas, que no mínimo cubram o joelho

Porta-resíduos, integrado ou não na mochila

Luvas

Boné

Muda de roupa

Protetor solar

Quantia em numerário (para fazer face a algum imprevisto)

 

- Por questões de segurança, é recomendável aos participantes que façam a verificação do seu material, no intuito de se certificarem que está em perfeitas condições para a realização da prova.

2.10. Informação sobre passagem de locais com tráfego rodoviário

- Uma vez que não haverá corte de tráfego rodoviário, os participantes devem cumprir com as regras de trânsito em cidades e estradas de uso público, assim como respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas, sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.

2.11. Penalizações / desclassificações

- A direção da prova e os chefes de controlo presentes nos controlos são responsáveis pela aplicação das regras e regulamento que regem a prova, e por isso estão autorizados a aplicar as penalizações e desclassificações estabelecidas na tabela abaixo.

INFRAÇÃO (do mais para o menos gravoso)

SANÇÃO A APLICAR

Não prestar assistência a um participante que esteja a necessitar de ajuda

Desclassificação e Erradicação de futuras edições

Abandonar a prova sem avisar a organização

Desclassificação e Erradicação de futuras edições

Partilhar o peitoral com outra pessoa, durante parte ou na totalidade do percurso

Desclassificação e Erradicação de futuras edições

Utilizar caminhos que não os sinalizados para a prova, atalhando intencionalmente o percurso

Desclassificação e Erradicação de futuras edições

Utilizar transporte não autorizado (boleia)

Desclassificação e Erradicação de futuras edições

Faltar gravosamente ao respeito para com a organização ou outros participantes (agressão ou insulto)

Desclassificação e Erradicação de futuras edições

Retirar sinalização do percurso

Desclassificação e Erradicação de futuras edições

Doping

Desclassificação e Erradicação de futuras edições

Desobedecer às medidas de segurança indicadas pela organização e entidades associadas

Desclassificação

Recusar sujeitar-se a avaliações/exames médicos

Desclassificação

Ausência do material obrigatório e/ou recusa da sua apresentação, se solicitado pela organização

Desclassificação

Exceder o tempo limite de controlo nos postos de controlo com barreira horária

Desclassificação

Falhar um ou mais postos de controlo

Desclassificação

Perda do Chip e/ou da etiqueta colocada na mochila

Desclassificação

Pedir ajuda sem necessidade fundamentada

Desclassificação

Fazer-se acompanhar de animais

Desclassificação

Atirar lixo para o chão e/ou danificar o meio envolvente

Desclassificação

Utilizar caminhos que não os sinalizados para a prova, desde que não representem atalhos intencionais.

Penalização de 1 hora (1.º aviso); Desclassificação (2.º aviso)

Receber ajuda externa fora das áreas definidas pela organização

Penalização de 30 minutos (1.º aviso); Desclassificação (2.º aviso)

Fazer-se acompanhar por pessoas não acreditadas pela organização, exceto nas áreas definidas pela organização

Penalização de 1 hora

Modificar, dobrar ou ocultar o material publicitário

Penalização de 1 hora

Lanterna/Frontal e/ou luz traseira apagados durante a noite

Penalização de 1 hora

Peitoral não visível ou afixado na perna

Penalização de 15 minutos, por cada aviso

 

2.12. Responsabilidades perante o atleta / participante

- Os participantes inscritos no MIUT® - Madeira Island Ultra Trail aceitam participar voluntariamente e sob a sua própria responsabilidade na competição. Por conseguinte concordam em não reclamar ou exigir à organização, colaboradores, autoridades, patrocinadores e outros participantes de qualquer responsabilidade com os mesmos e seus herdeiros, em tudo o que exceda a cobertura das suas responsabilidades, da dos seus colaboradores e participantes.

2.13. Seguro desportivo

- O organizador subscreve um seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais durante a vigência do evento. Este seguro garante a cobertura das suas responsabilidades, das dos seus colaboradores e participantes.

- Em caso de acidente, o participante deverá, em primeiro lugar, contatar a organização, a qual providenciará o seu encaminhado para a instituição médica mais adequada ao seu estado de saúde, juntamente com o impresso de participação de sinistro com o respetivo número da apólice, carimbado e assinado pelo clube (tomador do seguro). Por vezes e, dada a urgência/gravidade de alguns acidentes, torna-se impossível diligenciar o preenchimento da participação no ato do sinistro. Nestas circunstâncias, a participação do sinistro poderá ser tratada após concluídos os primeiros socorros ao participante.

- Todo e qualquer documento de despesa relacionado com um sinistro já participado, será previamente liquidado pelo respetivo sinistrado e os seus originais enviados à seguradora para posterior reembolso.

- A organização não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para ativar o seguro.

3. Inscrições

3.1. Processo inscrição (pagina web, pagamento)

- Somente as inscrições feitas na página web www.madeiraultratrail.com serão aceites.

- Cada participante deve preencher corretamente o formulário de inscrição e pagar o valor da mesma no prazo estipulado, sendo o participante responsável pela veracidade dos seus dados.

- Os meios de pagamento disponíveis são: MB – Multibanco (só para território nacional); Cartão de Crédito e PayPal.

- Não é necessário o envio do comprovativo de pagamento.

- Após confirmação do pagamento, o nome do atleta vigorará na lista de inscritos. No caso dos participantes que se inscrevam na prova MIUT® a mesma só será definitiva após verificação do critério definido no artigo 1.

- Não serão aceites inscrições de atletas que se encontrem punidos pelas respetivas federações devido a sanções aplicadas na sequência de controlos antidoping.

- O pagamento da taxa de inscrição implica uma reserva de lugar, pessoal e intransmissível.

- Qualquer esclarecimento adicional deverá ser solicitado por e-mail para info@madeiraultratrail.com

3.2. Valores e períodos de inscrição

- O período de inscrições decorrerá entre 1 de outubro de 2015 e 21 de abril de 2016.

- As taxas de inscrição são as seguintes: 

Provas

01/10 a 05/01  

06/01 a 29/02

01/03 a 20/03

21/03 a 21/04

MIUT

95,00 €

105,00 €

150,00 €

300,00 €

ULTRA

80,00 €

90,00 €

125,00 €

250,00 €

MARATHON

45,00 €

55,00 €

75,00 €

150,00 €

MINI

25,00 €

35,00 €

50,00 €

100,00 €

 

- Por cada inscrição efetivada, 1 € reverterá para a LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO. Haverá ainda a possibilidade de reforçar o donativo, mediante opção por parte do participante no site da referida instituição.

- Até à data limite de inscrições, é permitida a alteração de inscrição de prova, sempre que houver disponibilidade de lugares.

- Caso a alteração seja para uma prova com valor de taxa de inscrição superior, haverá lugar ao pagamento do diferencial, nos valores em vigor à data da alteração. Se for para uma prova com valor de taxa de inscrição inferior, não haverá lugar à devolução do diferencial.

- Após o fecho de inscrições, não são permitidas alterações.

3.3. Condições devolução do valor de inscrição

- O reembolso pode ser solicitado quando um participante tiver comprovadamente um impedimento para fazer a prova, desde que o mesmo esteja associado a um acidente ou a uma doença diagnosticada após o registo na prova.

- O cancelamento deve ser solicitado por e-mail para info@madeiraultratrail.com ou por carta registada para Clube de Montanha do Funchal, Via 25 de Abril, n.º 4, 9060-213 Funchal. A este pedido terá de ser anexado o atestado médico.

- Não serão aceites cancelamentos por telefone.

- Os montantes reembolsados aos participantes que reúnam as condições acima mencionadas, irão variar de acordo com a data em que seja solicitado o reembolso.

- A organização não procederá ao ‘congelamento’ de inscrições.

- O reembolso das taxas pagas será feito nas seguintes condições:

até 5/01/2016

75% da taxa será devolvida

de 6/01 a 29/02/2016

50% da taxa será devolvida

de 1 a 20/03/2016

25% da taxa será devolvida

a partir de 21/03/2016

não haverá direito a reembolso

- Se o evento for cancelado por razões alheias à vontade da organização, até à data limite das inscrições, haverá direito a reembolso numa determinada percentagem calculada pela organização, que permita cobrir os gastos até então assumidos com o evento.

3.4. Material incluído com a inscrição

- Peitoral personalizado c/ chip integrado

- Etiqueta a ser colocada na mochila ou similar.

- Saco(s) para muda de roupa e/ou outros haveres, para as provas MINI (meta), MARATHON (meta), ULTRA (muda de roupa + meta) e MIUT (muda de roupa + meta).

- Lembranças oficiais do evento.

- Guia - Um guia da prova será disponibilizado em suporte de papel. O guia inclui informações práticas, tais como: percurso, desnível, barreiras horárias, postos de controlo e abastecimento, etc.

- Prémio de chegada (Finisher).

- Certificado de participação (digital, a ser descarregado posteriormente).

3.5. Secretariado da prova (Check-In) / Horários e locais

3.5.1 – O Secretariado da prova funcionará na Praça do Fórum Machico – Praia de Machico nos seguintes horários.

Quarta-feira 20 de abril

10h às 22h

Quinta-feira 21 de abril

10h às 22h

Sexta-feira 22 de abril

10h às 20h

 

- Para o Check-In os participantes devem apresentar os seguintes documentos/material:

- B.I. / C.C. ou Passaporte.

- Termo de responsabilidade (em formato papel, preenchido e assinado pelo próprio).

- Mochila ou equipamento similar que irão utilizar na prova. Neste equipamento será colocada uma etiqueta, necessária para o registo do tempo de chegada.

3.6. Serviços disponibilizados (transporte, massagem, duche, etc.)

3.6.1 – Serviços incluídos na inscrição

- Abastecimento de sólidos e líquidos, enquanto em competição, nos postos assinalados.

- Assistência médica, nos postos assinalados.

- Transporte do local de concentração para a partida.

- Transporte para a chegada, em caso de abandono ou ser impedido pela organização de continuar em prova.

- Massagem de relaxamento, após a prova.

- Refeição de chegada.

- Duche.

- Cocktail de encerramento.

3.6.2 – Outros serviços (opcionais)

- Pasta Party – Jantar de quinta-feira dia 21 de abril. Esta refeição pode ser adquirida aquando da inscrição na prova ou adquirindo senhas no secretariado do evento.

4. Categorias e Prémios

4.1. Definição da data, local e hora da entrega dos prémios

- A entrega de prémios terá lugar no domingo, dia 24 de abril às 12h30, na Praça Fórum Machico.

Classificações e Prémios:

- As diferentes quatro provas serão ganhas pelos concorrentes que somarem o menor tempo no final das mesmas, somadas que forem as devidas penalizações, se as houver.

- Para as quatro provas, somente os participantes que controlarem todos os postos de controlo e cortarem a linha de meta dentro do tempo estipulado, serão classificados.

- O apuramento da classificação por equipas será efetuado com base nas três melhores classificações dos respetivos atletas.

- Não haverá prémios monetários.

- Haverá prémios para o melhor madeirense masculino e feminino nas quatro provas.

- É obrigatória a presença dos premiados na cerimónia de entrega de prémios.

- A organização não enviará troféus, prémios de chegada, nem quaisquer outros elementos por correio postal ou outro meio de distribuição.

- Para cada prova haverá uma classificação individual feminina e masculina à geral, por escalão e coletiva, da seguinte forma:

MIUT

Masculinos

Femininos

Geral

Troféus aos 10 primeiros

Troféus às 5 primeiras

Todos os escalões

Medalhas aos 3 primeiros

Medalhas às 3 primeiras

Melhor atleta regional

Troféu

Troféu

Coletiva

Troféu às 3 primeiras equipas

Troféu às 3 primeiras equipas

  ULTRA

Masculinos

Femininos

Geral

Troféus aos 3 primeiros

Troféus às 3 primeiras

Todos os escalões

Medalhas aos 3 primeiros

Medalhas às 3 primeiras

Melhor atleta regional

Troféu

Troféu

Coletiva

Troféu à 1ª equipa

Troféu à 1ª equipa

  MARATHON / MINI

Masculinos

Femininos

Geral e escalões

Medalhas aos 3 primeiros

Medalhas às 3 primeiras

Melhor atleta regional

Medalha

Medalha

Coletiva

Troféu à 1ª equipa

Troféu à 1ª equipa

 

4.2. Definição das categorias etárias/ sexo individuais e equipas

- As categorias etárias serão definidas automaticamente em função dos dados disponibilizados pelos participantes no ato da inscrição, e tendo como referência a idade que o atleta terá a 31 de dezembro de 2016.

- Para obter classificação coletiva, as equipas terão de ser formadas por 3 elementos do mesmo sexo.

Categorias:

- Sub-18 M/F - 16 e 17 anos (só para a prova MINI)

- Sub-23 M/F – entre 18 e 22 anos

- Seniores M/F – entre 23 e 39 anos

- Vet. M40/F40 – entre 40 e 44 anos

- Vet. M45/F45 – entre 45 e 49 anos

- Vet. M50/F50 – entre 50 e 54 anos

- Vet. M55/F55 – entre 55 e 59 anos

- Vet. M60/F60 – a partir dos 60 anos

4.3. Prazo para reclamação de classificações

- Toda e qualquer reclamação deve ser colocada por escrito e remetida ao diretor da prova, acompanhada de uma caução de 50,00 € (não reembolsável caso a reclamação seja indeferida) até duas horas após a chegada do participante em questão. Na reclamação deve constar o nome do reclamante, n.º BI/CC ou passaporte, nome do(s) participante(s) afetados, n.º do peitoral e motivos alegados. As classificações provisórias também podem ser alvo de reclamação, 30 minutos após a sua publicação.

- O Júri, que analisará a reclamação, é composto pelo diretor da prova, que preside, pelo presidente ou vice-presidente do clube organizador e por uma personalidade de reconhecido mérito na área do Trail Running.

- O Júri pronunciar-se-á antes da afixação dos resultados oficiais.

- Os participantes têm ainda um prazo de uma semana para a apresentação de reclamações de classificações.

5. Informações

5.1. Como chegar

Pacotes de viagem

5.2. Onde ficar

Alojamentos recomendados

5.3. Locais a visitar

O que fazer

Notas e alterações

Sacos para muda de roupa e/ou outros haveres

- A todos os participantes será fornecido pela organização um saco que poderá ser encaminhado para a zona de meta (chegada) com uma muda de roupa e/ou outros haveres. Aos participantes na prova MIUT e ULTRA será concedida, ainda, a possibilidade de enviar um outro saco (também fornecido pela organização) para um dos controlos que estará localizado sensivelmente a meio da prova. Os participantes entregam o(s) saco(s) aquando da sua entrada na zona de partida, o qual ser-lhes-á devolvido na zona de chegada mediante a apresentação do peitoral. Contudo, o saco da muda de roupa (das provas MIUT e ULTRA) proveniente do posto de controlo só será entregue no último dia do evento, em horário a definir. Não é permitido colocar bastões dentro do saco, logo, qualquer participante que inicie a competição com os mesmos, terá de os transportar até à linha de meta.

- A organização não assume quaisquer responsabilidades sobre o conteúdo dos mesmos sacos.

- A organização não transportará qualquer outro saco, mala ou embalagem pertença de qualquer atleta, para além daquele que será fornecido pela organização.

Direitos de Imagem e Publicidade

- A entidade organizadora reserva-se ao direito exclusivo da exploração da imagem do MIUT® - Madeira Island Ultra Trail e de audiovisuais fotográficos e jornalísticos do evento. Qualquer projeto ou suportes publicitários produzidos para publicação devem obter o prévio consentimento da organização.

- É obrigatório o uso do material publicitário fornecido pela organização, (peitoral, autocolantes, etc.). Modificar, dobrar ou ocultar o material publicitário será alvo de penalização.

Proteção de Dados

- Os dados dos participantes indicados no formulário de inscrição serão registados pela entidade organizadora para efeitos de processamento no evento nomeadamente, seguradora, lista de inscritos, notícias e classificação. Todos os participantes podem exercer o seu direito de acesso, retificação ou anulação dos seus dados pessoais, enviando um e-mail para info@madeiraultratrail.com

- No caso de o participante ser associado da ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, o ato de inscrição pressupõe a autorização para que os seus dados sejam transmitidos para efeitos de elaboração da classificação, de estatística e de avaliação do event




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