Portal Nacional dos Municipios e Freguesias


Passeio micológico: Cogumelos da Mata da Machada

Passeio micológico: Cogumelos da Mata da Machada
No primeiro sábado de novembro, a iniciativa ‘Reserva o Sábado’, dinamizada pelo Centro de Educação Ambiental (CEA), está de regresso para propor aos participantes uma incursão ao Reino dos Fungos, através de um passeio micológico pelos trilhos da Mata Nacional da Machada.

Esta ação está marcada para 1 de novembro, com ponto de encontro no CEA, e decorre das 9h00 às 13h00, com o acompanhamento da Associação Eco-fungos. A atividade é gratuita mas carece de marcação prévia.
 

«Cogumelos da Mata da Machada» consiste num passeio micológico a realizar para um grupo de participantes (máximo 25 pessoas) que integra uma breve apresentação teórica do Reino dos Fungos.

Neste contexto, pretende-se estimular a observação, as práticas de colheita e a identificação de cogumelos silvestres, sensibilizando os participantes para a sua importância e papel no mundo natural.   No final do passeio far-se-á uma pequena exposição dos exemplares coletados e a correspondente identificação das espécies com base em guias e chaves taxonómicas visuais.  

Aconselha-se para esta atividade dirigida às famílias mas também à população em geral:
- Vestuário quente, confortável e impermeável (se chover); - Calçado adequado a caminhada em terreno molhado; - Cesta de vime, canivete, lupa de bolso e máquina fotográfica, caso queira fotografar.  

A inscrição (embora gratuita) deverá ser feita através do contacto 212 068 041.  

PODERÁ GOSTAR TAMBÉMOUTROS EVENTOS NO PAÍS - VER TODOS