Portal Nacional dos Municipios e Freguesias


Festival da Ostra 2014

Festival da Ostra 2014
De 27 de setembro a 12 de outubro, 48 restaurantes em Setúbal e Troia participam no Festival da Ostra, com propostas sugestivas para saborear este bivalve, muito apreciado a nível mundial, e com produção no estuário do Sado.   

Durante o Festival da Ostra de Setúbal, os restaurantes aderentes apresentam pratos que têm a ostra como ingrediente principal, considerada património natural no estuário do Sado desde há vários anos.  

As várias possibilidades de confeção de pratos à base ostra são apresentadas neste evento gastronómico que envolve ainda uma sessão de cozinha ao vivo “Afinal havia… ostras”, a realizar no dia 12 de outubro, às 18h00, na Casa da Baía de Setúbal, conduzida pela Célia Rodrigues, responsável da empresa de produção de ostras NeptunPearl, com o custo de 6 euros por pessoa.

Esta sessão de live cooking requer inscrição até 9 de outubro através do número de telefone 265 545 010 ou por email para gatur@mun-setubal.pt.   Durante o Festival decorrem ainda duas exposições na Casa da Baía de Setúbal sobre a história da produção de ostras na região.  

A exportação de ostras foi uma das atividades mais importantes de Setúbal até aos anos 70, onde cerca de 2 mil pessoas se dedicavam à atividade. Nos anos cinquenta mais de 4 mil pessoas viviam da apanha de ostras entre o Seixal e Alcochete.

Depois de um período em que a comunidade de ostras foi extinta, o ecossistema foi-se regenerando e as famosas “ostras de Setúbal” estão a surgir, com um índice de crescimento muito superior às suas congéneres do norte europeu, fruto das águas do Sado, ricas em nutrientes.  

O Festival da Ostra insere-se na iniciativa “Setúbal Terra de Peixe” que decorre até ao final do ano, com o objetivo de reforçar o posicionamento de Setúbal na rota gastronómica nacional, durante todo o ano, potenciando um recurso natural, em similitude com o apoio às estruturas empresariais da restauração.  

É organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com vários restaurantes do Concelho e a Casa da Baía de Setúbal, com o apoio das empresas Lallemand e Makro.  

PODERÁ GOSTAR TAMBÉMOUTROS EVENTOS NO PAÍS - VER TODOS