Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


15ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS TRAZ 10 FILMES EM ANTESTREIAS E DOIS REALIZADORES A COIMBRA

Em 06-10-2014
O Institut Français du Portugal, o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e a Alliance Française de Coimbra apresentaram hoje (23 de setembro, às 11h00), no Café Teatro do TAGV, o programa para a 15ª edição da Festa do CinemaFrancês na cidade de Coimbra.

A apresentação contou com a presença do Director do TAGV (Fernando Matos de Oliveira), da Directora da Alliance Française de Coimbra (Amina Mazouza) e do coordenador da Festa do Cinema Francês (Jean-Chrétien Blanc).

Este ano, a celebração do cinema francês acontece ao longo de cinco dias, de 6 a 10 de Outubro, com a exibição de 12 filmes, entre os quais 10 antestreias e dois filmes de animação, todos no TAGV.


O arranque da Festa em Coimbra tem data marcada para dia 6, com a exibição do filme Attila Marcel, de Sylvain Chomet, o mesmo realizador de Triplettes de Belleville.

Um dos destaques para esta edição é a presença de dois realizadores franceses no dia 9: Pascal Tessaud acompanhará a projecção do seu filme Brooklyn, às 19h00, e a realizadora de New Territoires, Fabianny Deschamps estará presente na exibição desta película às 21h30.

No TAGV, poderá assistir ainda Les vacances du petit Nicolas, de Laurent Tirard; Sur le chemin de l’école , de Pascal Plisson; Comme un lion, de Samuel Collardey; La Cour de Babel, de Julie Bertuccelli; Libre et assoupi, de Benjamin Guedj; Né quelque part, de Mohamed Hamidi; Hope, de Boris Lojkine e ainda os filmes de animação Le père Frimas, de Youri Tcherenkov e L’œil du loup, de Hoël Caouissin. Haverá ainda sessões escolares com entrada gratuita para os alunos e professores acompanhantes.

Todos os filmes são legendados em português.
Esta edição conta com os patrocínios principais da Peugeot e da L’Oreal e será marcada por várias novidades. A Festa do Cinema Francês conhece este ano uma expansão geográfica considerável e estará presente em 18 cidades, mais do dobro de 2013. A acrescentar às do ano passado (Lisboa, Almada, Faro, Beja, Porto, Coimbra e Guimarães), vão também receber esta 15ª edição o Seixal, Portimão, Braga, Leiria, Caldas da Rainha, S. Pedro do Sul, Viana do Castelo, Setúbal, Aveiro, Santarém e Funchal.
A imagem gráfica é nova, a partir da obra do conhecido engenheiro francês Eiffel. Surge pela primeira vez a iniciativa Festa na Aldeia, na qual uma selecção de filmes vai ser levada a várias aldeias do nordeste do País que normalmente não têm acesso ao cinema. Os padrinhos da Festa do Cinema Francês são o grupo de dança Movimento Dansas Aparte da Cercima, de modo a sensibilizaracomunidade para as capacidades e potencialidades da população com deficiência.


A Festa traz a Portugal 38 filmes divididos por quatro secções: secção principal – Antestreias - com 24 filmes, o Universo de Animação, um ciclo Homenagem a Marcel Pagnol e também uma Homenagem a Alain Resnais, na Cinemateca Portuguesa.
Este ano, a Festa do Cinema Francês volta a ter a concurso para o Prémio do públicoos filmes dos distribuidores portugueses presentes na Festa (Alambique, Midas Filmes, Filmes4you, Legendman Filmes e NOS). O Prémio do público tem um valor de 2 500€ e é oferecido pela TV5 Monde.



ENVIE ESTE EVENTO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


PODERÁ GOSTAR TAMBÉMOUTROS EVENTOS NO PAÍS - VER TODOS

Visitas à Fábrica
Uma aventura com... Darwin

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DO PAÍS

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer em todo o País.