Portal Nacional dos Municipios e Freguesias


Músicas do mundo invadem Gaia

Músicas do mundo invadem Gaia
Gaia World Music

O evento levará a um total de 12 palcos, montados em locais emblemáticos e históricos do concelho, música de diferentes géneros, procurando promover e dinamizar um património rico, mas tantas vezes votado ao esquecimento. No âmbito deste festival, locais tão diversos como o Convento Corpus Christi, o Coreto de Canelas, o Cais de Gaia ou a Casa-Museu Teixeira Lopes, entre outros, receberão concertos e atuações de géneros distintos, como dança, grupos corais, ranchos folclóricos, órgão ibérico ou filarmónicas.

O Gaia World Music tem início no próximo sábado, 6 de setembro, às 16 horas, com um Encontro de Tradições e Etnografia no Cais de Gaia, onde atuarão dois ranchos folclóricos e a Associação Cultural Casa da Eira. A abertura oficial do festival acontecerá mais tarde, a partir das 21 horas, no Mosteiro da Serra do Pilar, com as atuações do KALE – Companhia de Dança e de Helena Sarmento, que entoará o «Fado dos Dias Assim». O vasto programa prolonga-se pelas próximas semanas, podendo destacar-se, como alguns dos momentos altos do evento, o dia 11 de setembro, com um concerto de órgão ibérico pela Associação Musical Pro-Organo (que atua novamente a 17, 18 e 25), e o dia 12, com os espetáculos «Percussões», pela Academia de Música de Vilar do Paraíso, e «Os Caminhos de Santiago», pelo Grupo Ultreia do Conservatório Regional de Gaia. A programação deste dia terá lugar no Mosteiro de Grijó.

O festival encerra a 28 de setembro, com todos os espectáculos desse dia concentrados no Cais de Gaia: Encontro de Fanfarras a partir das 15h30; «Música e Danças Tradicionais» e Coro de Atores do Teatro Musical, às 17h00, e a cerimónia de encerramento, às 18h00.

Organização: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, 

PODERÁ GOSTAR TAMBÉMOUTROS EVENTOS NO PAÍS - VER TODOS

VEJA TAMBÉM!