Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Index fará de Braga o epicentro mundial das Media Arts

Em 23-10-2019
25/07/2019

Inserido na Cidade Criativa da UNESCO na área das Media Arts, Braga inaugura, em Outubro, o Index da arte e tecnologia. De 23 a 27 do próximo mês de Outubro, propõe-se uma reflexão sobre Arte e Tecnologia, através de três eixos de programação: pensamento, performance e exposição.

Em cada um destes três eixos, o Index traz à Cidade alguns dos nomes mais relevantes no cruzamento destas duas áreas do conhecimento. Um total de 28 convidados, artistas e pensadores, de latitudes e longitudes várias, estarão juntos durante cinco dias para apresentar a um público vasto e diversificado as diferentes manifestações artísticas onde a tecnologia tem um papel estruturante.

O painel de pensamento é composto por quatro mesas redondas. O programa performativo terá quatro espectáculos e estarão em exposição também quatro obras de diferentes artistas.

O Index foi calendarizado para decorrer antes e durante o Festival Semibreve. E ao mesmo tempo que decorrem na cidade o Artech 2019, a 9ª Conferência Internacional sobre Artes Digitais e Interativas e a Reunião do Cluster das 14 Cidades Criativas da UNESCO na área das Media Arts.

Braga é, assim, em Outubro o epicentro mundial das Media Arts, permitindo uma confluência de públicos e uma oferta mais diversificada para os visitantes nacionais e internacionais, que se juntarão ao principal destinatário de todo o nosso esforço em termos de envolvimento de públicos: o público local.

Os eventos terão lugar no gnration, Theatro Circo, Museu Nogueira da Silva, uma loja desocupada no centro histórico e Avenida da Liberdade. O Index enuncia, acolhe e abraça a diversidade, desde logo, a diversidade de públicos. Por isso mesmo as actividades sucedem numa ampla diversidade de locais de Braga. O evento tem uma forte dimensão pedagógica em todos os três eixos, com particular incidência no eixo “Exposição”, onde se procura introduzir o público menos iniciado em Media Arts nos seus domínios mais elementares.




ENVIE ESTE EVENTO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>