Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Artesanato Arte Fotográfica - Concurso

Em 2019-07-19

Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde

O concurso “Fotografia FNA” é um projeto iniciado em 1991 e desenvolvido no quadro da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde (FNA) que, desde 1977, anualmente se realiza durante a última semana de julho e a primeira de agosto.

A sua missão é a de promover e dignificar o artesanato enquanto herança cultural e identitária, através da dimensão estética da fotografia, como meio de fruição, expressão e arquivo do património cultural.

Ao longo das 27 edições já realizadas foram apresentados a concurso mais 8000 trabalhos, por centenas de fotógrafos que, de forma apaixonada e cúmplice, contribuíram para a afirmação da Convenção da Unesco sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais promovendo o conhecimento do artesanato português.

Na 28ª edição deste concurso damos um novo impulso a este projeto e, simultaneamente, uma maior consistência para aprofundar o conhecimento e a valorização das artes tradicionais portuguesas.. 

Pretende-se implicar um maior número de fotógrafos a nível nacional, incentivar um maior envolvimento e cumplicidade entre artesãos e fotógrafos e permitir um registo mais abrangente do artesanato nacional.. 

Os trabalhos eleitos darão lugar a uma exposição fotográfica itinerante pelo território nacional. 

Entre os trabalhos eleitos será designado o portefólio vencedor ao qual será atribuído um prémio monetário de 3.000 euros.




ENVIE ESTE EVENTO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>