Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Cordis & Vitorino

Em 20-06-2019

Os dois instrumentos do CORDIS, o piano e a guitarra portuguesa, fundem-se num constante diálogo de cordas, divagando e explorando a riqueza harmónica e rítmica tanto de obras de reconhecidos compositores como de peças originais da autoria dos seus elementos Paulo Figueiredo e Bruno Costa.

Esta fusão de raízes e modernidade, tradição e inovação, é frequentemente enriquecida pelo som e pela alma de outras vozes ou instrumentos. No concerto desta noite, o CORDIS convida o grande vulto da música portuguesa, o cantor Vitorino, autor de inúmeras canções que fazem parte do imaginário de todos, portador de uma identidade muito própria, moldada por uma vida de poemas cantados, sejam eles politicamente comprometidos ou “apenas” belos escritos amorosos…

A alma do CORDIS embala, assim, canções como “Queda do Império”, “Leitaria Garret” ou “Menina estás à janela”, entre outras, num concerto simultaneamente doce e intenso, marcando a chegada do Verão que se avizinha.

CORDIS surgiu em Setembro de 2008, com o CD CORDIS piano e guitarra portuguesa e um concerto de apresentação em Coimbra, onde a tradição da música de Guitarra Portuguesa foi confrontada com uma nova abordagem explorada pelo encontro invulgar do piano com a guitarra. Desde então o CORDIS tem mostrado o seu trabalho feito de arrojo, iniciativa, criatividade e intimismo, não só patente nos diferentes formatos com que chega ao público – em puro dueto ou com convidados – mas também nos diversos eventos e parcerias a que se associa, nomeadamente de solidariedade social.

Dos vários amigos com que CORDIS partilha a amplitude do seu projeto, destacam-se: as vozes de Ana Sofia Varela, Cuca Roseta, Mafalda Arnauth, Sofia Vitória, Nuno Silva, Vitorino, Orquestra Clássica do Centro, Quarteto Opus Quatro, Quarteto Arabesco, Edjam, João Gentil, Luís Formiga, Luís Oliveira, Vasco Alves, entre outros ...

O grande desafio de 2015 passa, sem dúvida, pela composição, gravação e edição de um novo trabalho discográfico, através do qual o CORDIS dá novos passos rumo ao futuro de um projeto que, sendo fiel às suas origens e heranças culturais e artísticas, não abdica de provocar de forma constante o seu próprio modo de sentir, compor e criar a MÚSICA.
2016 e 2017 é o tempo de, a par de novos projetos, parcerias e ideias, levar a música do novo cd Terceiro ao maior número de palcos possível. Depois de Londres, é agora a vez de apresentar o CORDIS no Festival International de Guitare de Vendôme - França.


Ficha Técnica | Piano Paulo Figueiredo | Guitarra Portuguesa Bruno Costa | Voz Vitorino

Música | Qui, 20 jun | 22h00 | Duração aprox. 01h00

Local: Praça de Sá da Bandeira




ENVIE ESTE EVENTO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>