Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Alfândega da Fé volta a rebentar pelas culturas

Em 07-06-2019

Alfândega da Fé continua a mostrar-se como um polo cultural no coração do Nordeste Transmontano. Durante 4 meses, 4 grandes eventos culturais marcam a agenda do concelho de Alfândega da Fé que volta a “rebentar pelas culturas”. De Junho a Setembro, há bons pretextos para visitar Alfândega da Fé. No mês de Junho, no fim de semana de 7, 8, 9 e 10 abre ao público o mais antigo certame do concelho, a Festa da Cereja. Em Julho, nos dias 5, 6 e 7, decorre, pelo segundo ano consecutivo, mais uma Edição do Festival PAN na aldeia de Vilarelhos. Entre os meses de Julho a Setembro, vão decorrer as tradicionais Romarias de Verão nas freguesias do concelho. E para terminar em beleza, o Município alfandeguense recebe mais uma Edição do Festival Sete Sóis Sete Luas.

 

Festa da Cereja | 7, 8, 9 e 10 de Junho

A Festa da Cereja, em Alfândega da Fé, abre ao público no fim de semana de 7 a 10 de Junho de 2019 e já tem animação garantida. Minhotos Marotos, Per7ume, DAMA e Cuca Roseta são os cabeça de cartaz, aos quais se juntam outros artistas e vários momentos de animação. Este que é um dos mais antigos certames da região transmontana garante 4 dias de festa onde a cereja é a rainha mas há mais motivos para vir a Alfândega da Fé.O certame é antigo mas todos os anos melhorado para dar a conhecer o melhor do concelho e da região. Para 2019 o espaço dá relevo aos produtos locais, com montras personalizadas e mais atractivas. Queijo e Fumeiro, Azeite, Frutos Secos, Doces e Compotas Tradicionais, Aromáticos e Turismo vão ser as áreas temáticas em destaque na Tenda com 2100m2. A autarquia quis voltar a dar ênfase ao que por cá se faz de melhor e proporcionar aos visitantes uma melhor experiência na Festa da Cereja. Sem esquecer todos os expositores que anualmente marcam presença no certame e que este ano terão os seus espaços renovados.A gastronomia vai estar em destaque com o projeto Alfândega da Fé à Mesa. Os visitantes vão poder apreciar pratos típicos, como a sopa das segadas, caldeirada de cabrito e cordeiro grelhado na brasa, nos restaurantes e tasquinhas presentes no recinto e também nos restaurantes alfandeguenses aderentes ao projeto Alfândega da Fé à Mesa.Mas há mais: repetem-se o Encontro de Pastores, com mostra de ovinos e caprinos e a Meia Maratona da Cereja, uma modalidade em crescendo no concelho. Para os mais novos e famílias a organização apostou em oficinas de criatividade, mas há também showcookings e vários momentos de animação, como as atuações de grupos locais e com o Free Style de Motos que regressa à Festa da Cereja. Este ano vai ter lugar o primeiro Encontro de Bombos, esperando-se mais de uma dezena de grupos para fazerem ecoar o estridente som dos bombos.A Cereja vai estar em destaque com o “ Prémio da Melhor Cereja” para distinguir e valorizar os produtores de cereja de Alfândega da Fé e há muitas outras novidades a não perder na Edição deste ano.Reserve este fim de semana prolongado e venha provar as melhores cerejas da região!

 

Festival PAN | 6, 7 e 8 de Julho 

Em Julho, a aldeia de Vilarelhos recebe pelo segundo ano consecutivo o Festival PAN, nos dias 6, 7 e 8. O Festival espera reunir centenas de participantes deste e do outro lado da fronteira.O PAN desenvolve a sua ação em territórios desfavorecidos de Portugal e Espanha, utilizando os espaços públicos ou privados que se considerem adequados para divulgar arte e artistas. Promove a literatura, principalmente a poesia, a edição e apresentação de livros, exposições de fotografia, pintura e escultura, o teatro e as artes performativas, para além do património material e imaterial através de fóruns de discussão e a apresentação de projetos culturais e de intervenção cívica.Este Encontro Transfronteiriço de poesia e arte acontece há 15 anos na aldeia de Morille, em Salamanca, tendo chegado a Portugal pela primeira vez em 2015. A iniciativa leva arte de vanguarda, poesia, música e cultura aos meios rurais.

 

Concelho em Festa | De Julho a Setembro

O Concelho de Alfândega da Fé é igualmente atractivo pelas suas festas e romarias. Um concelho com características rurais, onde os rituais ligados à fé ainda estão bem presentes. São de salientar as diversas festas religiosas que se celebram nas freguesias, principalmente entre os meses de Julho a Setembro.Merecem aqui destaque, a Festa do Mártir S. Sebastião na freguesia de Alfândega da Fé (segundo fim de semana de Agosto), a Festa de Nossa Senhora das Neves, em Sambade (terceiro domingo de Agosto), em Vilarelhos, a Festa da Nossa Senhora dos Anúncios (terceiro fim de semana de Agosto), a Festa de S. Bernardino de Sena, em Gebelim (9 de Setembro) e a Festa de Santo Antão da Barca (primeiro domingo de Setembro).

 

Festival Sete Sóis Sete Luas | 6 e 13 de Setembro

Lá mais para o fim do Verão, o Festival Sete Sóis Sete Luas volta a deliciar graúdos e sisudos com a multiplicidade de culturas que apresenta nesta vila transmontana. Esta será a 27ª Edição do Festival Internacional, que desde há 10 anos tem lugar marcado em Alfândega da Fé. À semelhança do ano anterior, serão dois dias de Festival em dois fins de semana de Setembro.No dia 6 de Setembro, pelas 21h30, irá decorrer a atuação da Orkestra Popular des 7Luas, que conta com a participação de músicos de várias nacionalidades (Brasil, Espanha, Guiné-Bissau, Itália, Portugal). Este espetáculto conta ainda com a presença dos Grupos de Cantares Locais de Alfândega da Fé e Sambade. Esta é uma nova produção do Festival Sete Sóis Sete Luas e tem o apoio da Programa Europa Criativa.E falando de produções originais, no dia 13 de Setembro, pelas 21h30, Alfândega da Fé apresente Brava7LuasBand. Os sons de Cabo Verde vão invadir a vila transmontana com ritmos e melodias crioulas.No mesmo dia, pelas 22h30, vai decorrer o projeto “O que é Singular num Coletivo?”. Um projeto que reúne duas componentes: Oficina de Som, Bandas, Associações e Escolas, e ainda um concerto, promovido em parceria entre o Serviço Educativo do Museu do Douro com a Escola de Música da Associação Musical de Alfândega da Fé.

 

Durante estes 4 meses vão haver outras iniciativas como exposições, visitas guiadas, experiências gastronómicas, música e outros espetáculos, que vão complementar os 4 grandes destaques culturais.

Alfândega da Fé vai voltar a “rebentar pelas culturas” e ninguém vai querer ficar excluído!




ENVIE ESTE EVENTO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


PODERÁ GOSTAR TAMBÉMOUTROS EVENTOS NO PAÍS - VER TODOS

Hora do Livro A surpresa de Handa
CINECLUBE ODISSEIA
Montalegre Heróis de Toda a Espécie
CONVERSAS ENVOLVIMENTO PARENTAL

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DO PAÍS

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer em todo o País.