Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

7º aniversário do CIAB

Em 16-03-2019

Está definido o Programa de celebração do 7º aniversário do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB).

Localizado no Largo de São José – que recebeu o nome da Igreja onde se encontra instalado – este espaço interpretativo e museográfico apresenta o programa que visa assinalar a data da sua abertura em 17 de março de 2012.

De 16 a 23 de março, as artes – nas vertentes cénica, plástica e musical – dão corpo a esta evocação que integra ainda uma celebração religiosa católica, em respeito à tradição e à génese do templo que integra o CIAB.

16 de março: pelas 21:00 horas, a nave central da Igreja recebe a representação teatral “Testamento (A Voz de Maria)”. A atriz Luisa Ortigoso protagoniza “Maria” no texto de que é autor, Colm Tóibín.

Na sinopse distribuída pela Companhia “Teatro Livre”, que produz, pode ler-se:

“Num tom que intercala ternura e raiva, o Testamento de Maria conta a história de um cataclismo que levou a uma dor avassaladora. Para Maria, o seu filho perdeu-se para o mundo, e, agora, vivendo no exílio, com medo, tenta recompor a memória dos acontecimentos que levaram à sua morte brutal. Para ela, ele era uma figura vulnerável, cercada de homens em quem não se podia confiar, num tempo de mudança e turbulência. À medida que a sua vida e sofrimento começam a ecoar a ressonância do mito, Maria luta para quebrar o silêncio que rodeia o que ela sabe ter acontecido. No seu esforço para dizer a verdade e desfiar a sua complexidade, emerge lentamente como uma figura de imensa estatura moral, bem como uma mulher da história agora representada como totalmente humana.”

A direção e o espaço cénico são da responsabilidade de Beto Coville enquanto que a composição e a execução musical são de Davide Zaccaria.

Esta apresentação está associada à programação teatral anual promovida pelo Município.de Peniche.

19 de março: Dia do Pai, Dia de São José, patrono do templo-sede desta unidade museográfica situada na Vila de Atouguia da Baleia. Cumpre-se nesta data o hábito da celebração eucarística de evocação de São José, no dia em que se celebra mais um aniversário do CIAB. No final, haverá lugar ao já habitual lanche/convívio numa colaboração com a Fábrica da Igreja Paroquial de São Leonardo de Atouguia da Baleia.

De 23 de março a 11 de maio: sob a designação “EXPRESSÕES”, os alunos da Universidade Sénior de Peniche irão apresentar os seus trabalhos da disciplina “Pintura”, tutorada por João Maria Calado, numa exposição coletiva na nave da Igreja. A inauguração está prevista para as 16:00 horas. Ainda no dia 23 de março, pelas 21:30 horas e no mesmo local, há lugar a um concerto de música improvisada por Camerata MIA, um coletivo de seis músicos que inclui Maria Radich (voz), Maria do Mar (violino), Paulo Duarte (guitarra elétrica), Helena Espvall (violoncelo), Paulo Chagas (flauta, oboé) e Fernando Simões (trombone).

Este concerto está também associado à promoção da 10ª edição do MIA – Encontro de Música Improvisada de Atouguia da Baleia, que decorrerá de 27 de maio a 2 de junho de 2019. Todas as iniciativas que integram o programa são de entrada livre




ENVIE ESTE EVENTO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>