Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Marinha Grande recebe 2400 atletas no Corta-Mato Nacional

Em 22-02-2019

A Marinha Grande recebe, pela primeira vez, o Corta-Mato Nacional do Desporto Escolar nos dias 22 e 23 de fevereiro, que vai ser disputado por cerca de 2400 atletas.

A organização da fase final daquela que é considerada a prova rainha do Desporto Escolar, está a cargo da Direção-Geral de Educação e Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, em parceria com a Câmara Municipal da Marinha Grande.

A iniciativa tem o apoio da Associação de Atletismo de Leiria, Agrupamentos de Escolas do concelho, Instituto Nacional de Emergência Médica, Centro Hospitalar de Leiria, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana.

Este ano letivo, o Corta-Mato Escolar conta com a presença de cerca de 1400 alunos e professores, que representam 24 coordenações locais do Desporto Escolar das cinco direções de Serviços Regionais (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e da Região Autónoma dos Açores.

Esta prova, que tem lugar no Parque da Cerca, situado no centro da Marinha Grande, surge na sequência da realização de duas fases anteriores: a fase Escola e a fase CLDE, que envolveram aproximadamente 300.000 alunos em todo o país.

Para além da prova do Desporto Escolar, decorrem também o Corta-Mato Nacional Curto da Federação Portuguesa de Atletismo, o Campeonato Nacional de Veteranos e o Corta-Mato Nacional Universitário da Federação Académica de Desporto Universitário, que vão ser participados por cerca de 1000 atletas.

Entre as várias provas desportivas, o Parque da Cerca vai receber atletas entre os 12 e os 80 anos, demonstrando a importância da prática de atividade física como benefício para a saúde, em todos os escalões etários.

É a primeira vez que a Marinha Grande recebe a fase final nacional deste Corta-Mato, dadas as experiências bem sucedidas que tem acumulado pela organização da fase regional da prova e as excelentes condições naturais do Parque da Cerca.

As comitivas de atletas de todo o País são recebidas no dia 22 de fevereiro, no Parque Municipal de Exposições, onde vai estar instalada uma Fun Zone, com parede de escalada, simulador de falta da gravidade e torre multiatividades, para que os participantes possam conviver entre si.

No dia 23 de fevereiro, o Parque da Cerca recebe os 2500 atletas e milhares de pessoas que integram comitivas, organização e público, prevendo-se um grande e bonito momento desportivo.

Para que todas as atividades e provas decorram com normalidade e segurança, estão envolvidos os colaboradores das várias entidades organizadoras e parceiras e ainda cerca de 100 voluntários do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.

O programa do Corta-Mato Nacional é o seguinte:

22 de fevereiro . sexta-feiraParque Municipal de Exposições15h00 às 17h00 . Receção das comitivas e Fun Zone com atividades de animação17h30 . Reunião técnica19h00 . Cerimónia de abertura

23 de fevereiro . sábadoParque da Cerca09h00 . Concentração dos atletas e reconhecimento do percurso09h30 às 10h50 . Início das provas e entregas de prémios do Corta-Mato Escolar11h00 às 12h50 . Corta-Mato Nacional Curto da FPA e Prova Nacional Universitária e entregas de prémios13h10 . Campeonato Nacional de Veteranos.




ENVIE ESTE EVENTO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>