O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) realiza a 64ª Sessão (Extraordinária) da Assembleia de Investigadores, com uma comunicação que proferida pelo Senhor Padre Vitor Melícias, com o tema “As Santas Casas, Rosto da Misericórdia”.
Padre Franciscano português, Vítor José Melícias Lopes, foi ordenado sacerdote franciscano. Licenciou-se em Direito Canónico em Roma, Itália, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, e em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa. Entre 1965 e 1970, lecionou Direito Canónico no Instituto Superior de Estudos Eclesiásticos e no Seminário dos Franciscanos, em Lisboa.
Para além das suas funções como sacerdote, Vítor Melícias acumulou dezenas de cargos ao longo da sua vida, muitos deles de grande importância, sempre na área da solidariedade social.
Em 1991, assumiu a Presidência da União das Misericórdias Portuguesas e, dois anos depois, foi eleito Presidente de Honra da Confederação Internacional das Misericórdias. Desde 1998, foi membro efetivo do Comité Económico e Social da União Europeia e, em 1999, nomeado Comissário Nacional para apoio à Transição em Timor-Leste. Melícias integrou ainda Conselhos de diversas instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Universidade de Coimbra, a Fundação Montepio Geral, a Fundação Ilídio Pinho e a Fundação da Juventude.
Paralelamente a todas estas actividades e ao sacerdócio, Vítor Melícias procurou sempre estar ligado à docência, nomeadamente no Instituto Superior de Teologia de Évora e na Universidade Católica onde lecionou Filosofia do Direito e Direito Canónico. Foi ainda professor de Ética e Gestão de Empresas, no Instituto Superior de Novas Profissões.
ENVIE ESTE EVENTO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>