Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Concerto Sinfónico com Simon Trpceski e Orquestra Sinfónica Portuguesa

Em 10-11-2015

CONCERTO SINFÓNICO COM SIMON TRPCESKI E A ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGESA

CENTRO CULTURAL DE BELÉM
10 de novembro de 2015 às 21h00


Piano
Simon Trpceski

Direção musical
Joana Carneiro

Orquestra Sinfónica Portuguesa
Maestrina titular Joana Carneiro


PROGRAMA

Ludwig van Beethoven
Leonore, Abertura n.º 3 op. 72b

Leos Janácek
Sinfonietta
Allegretto
Andante
Moderato
Allegretto
Allegro

Frédéric Chopin
Concerto n.º 1 para piano e orquestra, em Mi menor op. 11
Allegro maestoso
Romanze, Larghetto
Rondo, Vivace


Beethoven, Chopin e Leo&scaron Janácek são os compositores representados no programa deste novo concerto da Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP) no CCB.

Leonore III, considerada a melhor das quatro aberturas que Beethoven compôs para Leonore &ndash a sua única ópera, mais tarde intitulada Fidelio, ou o Amor Conjugal &ndash foi ouvida pela primeira vez em Viena, em 1805, e será agora interpretada pela OSP. Segue-se o Concerto n.º1 para piano e orquestra, de Chopin, escrito em 1830, e que se estreou em Varsóvia nesse mesmo ano com Chopin como solista, numa série de concertos de despedida que marcaram a sua partida da Polónia, sua terra natal. A terminar, Sinfonietta, obra tardia de Leo&scaron Janácek, escrita em 1926, dois anos antes da sua morte, e que dada a sua temática acentuadamente militar, dedicou-a às Forças Armadas da Checoslováquia.


Natural da Macedónia, Simon Trpceski estabeleceu-se como um dos mais notáveis músicos da atualidade, atuando com algumas das maiores orquestras mundiais, cativando o público em geral. 
Para a temporada de 2015/2016, Simon Trpceski já assumiu importantes compromissos um pouco por todo o mundo. No Reino Unido tem colaborado regularmente com a London Symphony Orchestra, Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, City of Birmingham e Bournemouth Symphony Orchestra, e, noutras partes do mundo, com as Orquestras Sinfónicas de São Francisco, Atlanta e Detroit, bem como com a Vancouver Symphony Orchestra, Rotterdam Philharmonic Orchestra e Orquestra Sinfónica Portuguesa. Das várias digressões que já realizou, destacam-se a digressão a Espanha com a Helsinki Philharmonic Orchestra e ao Reino Unido com a Oslo Philharmonic Orchestra.




ENVIE ESTE EVENTO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


PODERÁ GOSTAR TAMBÉMOUTROS EVENTOS NO PAÍS - VER TODOS

Mumford & Sons
Interseções
Feira de Magos 2019
À Descoberta do Castelo

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DO PAÍS

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer em todo o País.