Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


ONU em imagens - 70 Anos de História

Em 04-09-2015
Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra o 70 º aniversário. Para marcar esta importante e auspiciosa ocasião, o Departamento de Informação Pública da ONU e a Fundação Gabarron co-organizaram uma exposição que permite  uma viagem pelo seu vasto arquivo iconográfico, designada em inglês UNEARTH e que chega a Portugal com o título “A ONU em imagens – 70 anos de História”.

A exposição é uma parceria entre a secção de Portugal do Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental e a Câmara Municipal de Lisboa e consiste em:   - uma exclusiva seleção de fotografias, feitas por célebres fotógrafos tais como João Isaque, Peter Magubane e Eskinder Debebe
- cartazes para campanhas da ONU concebidas por criativos da Divisão de Design Gráfico e Divulgação da ONU, tais como Milton Glaser, Jan Arnessen, Maxim Zhukov, Rocco Callari, Allan Markman, Matias Delfino, Martin Samaan, Ziad Al-Kadri, Mackenxie Crone
- cartazes criados por artistas lendários como Victor Vasarely, Robert Rauschenberg, Joan Miró, JeanMicheal Folon, Hans Erni, Marc Chagall, Keith Haring, Oswaldo Guayasamín, Cristobal Gabarron.
O objetivo dos curadores Chaim Litewski, Antonio Silva, Mark Garten e Ziad Al-Kadri, é mostrar, refletir e comentar  o percurso da ONU num mundo que mudou drasticamente ao longo de 70 anos e destacar alguns dos aspetos mais importantes das suas principais atividades: direitos humanos, desenvolvimento, assistência humanitária, paz e de segurança.  
“Estas fotografias e cartazes maravilhosos permitem mostrar ao mundo o que foi realizado pelas Nações Unidas. Vemos nelas as forças de paz da ONU, os trabalhadores de projetos de desenvolvimento e de campanhas humanitárias, os defensores dos direitos humanos a ajudarem que mais precisa. À medida que avançamos na exposição, as décadas passam, o preto-e-branco passa a cores e os cenários mudam - mas o espírito de solidariedade nunca se desvanece. Inspiremo-nos nas conquistas que estão documentadas nesta exposições para fazer ainda mais em prol do nosso futuro coletivo”, disse Ban Ki-moon.

A exposição estará aberta ao público de 4 a 27 de setembro, com entrada gratuita, todos os dias, exceto segundas-feiras, no seguinte horário: 10h-13h/14h-18h.




ENVIE ESTE EVENTO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


PODERÁ GOSTAR TAMBÉMOUTROS EVENTOS NO PAÍS - VER TODOS

Luz Obscura
Histórias da Formiga Rabiga

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DO PAÍS

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer em todo o País.