fMD Festival Internacional Materiais Diversos - Evento em Portugal


Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

fMD - Festival Internacional Materiais Diversos

Em 10-09-2015
A 7.ª edição do Festival Internacional Materiais Diversos (fMD) realiza-se entre 10 e 19 de setembro, Dança, Teatro e Música, bem como um conjunto de actividades paralelas que cruzam formação conversas e debate voltam a integrar o programa daquele que já é um ponto incontornável da oferta cultural da região centro.

Minde, concelho de Alcanena, volta a ser o local central de acolhimento deste evento que mantém o seu envolvimento com a comunidade, ao mesmo tempo que atrai públicos das grandes cidades conjugando as dimensões local, nacional e internacional.
A comunidade é chamada a participar em dois dos projectos: uma Sonda Espacial (L.Q.F.U.B.) que aterra em Minde a 1 de setembro, depois de ser apresentada na Trienal de Arquitectura de Lisboa, e funcionará como um espaço de reflexão e uma mesa de trabalho, acolhendo a Mediateca fMD e vários grupos de trabalho, e O Baile, de Aldara Bizarro, que convida 30 músicos e bailarinos locais a subirem ao palco. Ambos marcam a abertura desta edição do fMD.

As propostas incluem ainda as peças de Vero Mantero e Tiago Rodrigues, dois criadores que têm representado Portugal por todo o mundo, com Os Serrenhos do Caldeirão e By Heart, respectivamente. Contamos ainda com a presença dos jovens promissores Lander Patrick e Volmir Cordeiro e a música das bandas Sopa de Pedra eSlow Is Possible, que este ano lançam o primeiro álbum. Esta última banda apresenta em estreia um concerto criado para os filmes da cineasta experimental norte-americana Maya Deren. A nível internacional, o criador belga,Vincent Glowinski (AKA Bonom) reinventa-se no palco com Méduses, um espectáculo de dança e desenho digital.

O fMD15 integra ainda a apresentação pública do laboratório de formação e criação Ninhou Arts Summer Camp, orientado por Miguel Pereira, acompanhado por Teresa Silva e Paula Caspão. Esta liga o cineteatro Rogério Venâncio, no centro de Minde, à Mata.

Entre 10 e 19 de setembro, muitas serão as propostas que justificam a visita a Minde/Alcanena e Torres Novas.



ENVIE ESTE EVENTO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>