Portal Nacional dos Municipios e Freguesias


FESTA DE SÃO JOÃO

FESTA DE SÃO JOÃO

Caros amigos

 

Em nome do grupo que se propõem organizar a festa de São João convidamos todos a participarem e colaborarem para manter esta nossa tradição.          A escassez de tempo é um obstáculo que tentaremos ultrapassar com esforço e dedicação, contando com a boa vontade das nossas populações para que mais um ano se concretize a festa em honra do santo patrono da fajã.

A incerteza da data de realização da missa e procissão, que este ano tem de ser num sábado, afigura-se como uma situação nova a que vamos tentar adaptarmo-nos para que tudo possa decorrer normalmente.

Assim no sábado começaremos por fazer a limpeza da orla marítima da fajã de São João, numa atividade promovida e apoiada pela Junta de Freguesia de Santo Antão e Câmara Municipal da Calheta, liderada pelo agrupamento de escuteiros nº 849, inserido na edição da Campanha “Açores Entre-Mares”, promovido pelo Governo dos Açores numa ação de preservação do mar.          

            Com o apoio da empresa  será feito um trilho pedestre tantas vezes feito pelos nossos antepassados, com concentração junto da igreja de Santo Antão, seguindo pela Cancelinha, Moio, Alpalhão, São Tomé, acesso à Fajã da Saramagueira, Grotão d’Água, Gaivota, Calhau Miúdo até ao largo da Fajã de São João. Trata-se de uma iniciativa exploratória que a empresa de Luís Paulo Bettencourt e a Junta de Freguesia pretendem analisar com o objetivo de integrar num futuro trilho de grande rota.

            A MISSA, as arrematações e PROCISSÃO têm lugar ao fim da tarde, contando-se com o insubstituível som das nossas filarmónicas, apelando-se à melhor colaboração de todos, para que ao longo do percurso da procissão se possa fazer tapete e colocar colchas às janelas, que em muito dignifica e assinala estes momentos solenes.

             Inserido nos 125 anos de Santo Antão, assistiremos a uma demonstração daquilo que foi o workshop de teatro, que decorreu ao longo da semana, promovido pela junta de freguesia, sob a direção da formadora Fátima Belo e organizado pela Mónica Brasil que se espera possa ser o fermento para reavivar o teatro na freguesia.

Esperamos conseguir proporcionar um momento de convívio e partilha com disponibilização do tradicional caldo de peixe, junto com mais algumas iguarias conforme os apoios que possamos receber e a disponibilidade de tempo nos proporcione.

A noite é uma criança, que ao som da música, dos cagarros e do mar animará a cavaqueira que fortalece os laços de amizade e confraternização entre amigos que se juntem na fajã de São João para um serão de verdadeiro valor imaterial.

O domingo traz o descanso e o convite para um despertar diferente proporcionado pela empresa AVENTOUR, que organiza uma atividade de Cascading, para descer a cascata da ribeira de São João com cordas.

Semelhante a outros anos será promovida uma brincadeira destinada aos mais jovens no largo junto da taberna do Senhor Belarmino Águeda.

  Seguindo-se BAILE REGIONAL, para o que gostaríamos de poder contar com os tocadores e cantadores que abrilhantam tantas noites tradicionais.

Não seria festa de São João sem a fogueira que nas suas labaredas vivas faz a despedida das festas deste, com um ou outro salto de vivas e alegria, sob o olhar daqueles que irão de férias, uns para voltar outros para mudar de ares como são os nossos queridos professores que deixam e levam amizade das nossas gentes.

Um agradecimento, a todos quantos colaboram para que as nossas tradições continuem e possam ser um cartão-de-visita, mas sobretudo que possam continuar a proporcionar verdadeiros momentos de partilha, amizade e confraternização entre as pessoas.

A Organização

David Costa

Paulo Brasil

Lizuarte Brasil

José Ricardo Viera

Gabriel Nunes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

           

 

 

 

 

PODERÁ GOSTAR TAMBÉMOUTROS EVENTOS NO PAÍS - VER TODOS