A cidade de Portimão acolhe entre Outubro de 2016 e Maio de 2017 um conjunto de eventos de arte contemporânea e ações gastronómicas em torno do mar e cultura algarvias, pela mão de artistas e chefs de renome nacional e internacional.
FAZER RENDER O PEIXE EM PORTIMÃO desdobra-se em exposições e em semanas de gastronomia de autor com a instalação de trabalhos em pintura, escultura, fotografia e vÃdeo, a que se juntam performances, jantares, demonstrações e ações promocionais dedicadas aos produtos do mar e da gastronomia regional algarvia, tendo como palco o Museu de Portimão.
Durante oito meses, através de uma inesperada e criativa fusão entre a gastronomia de autor e as artes visuais são mostrados publicamente à população, mas também aos visitantes, um conjunto de objetos artÃsticos e um receituário próprio, inspirados na especificidade do terroir algarvio e das suas riquezas marinhas.
Tratam-se de criações artÃsticas e gastronómicas concebidas por uma pluralidade de autores das mais diversas áreas e geografias. Aos chefs portugueses André Magalhães e Francisco Siopa juntam-se o galego Fernando Agrasar del Rio e o austrÃaco residente do Algarve Hans Neuner. No campo artÃstico, participam o fotógrafo e food stylist Filipe Lucas Frazão, mas também a dupla áudio-visual Sampladélicos, composta por Tiago Pereira e SÃlvio Rosado, o norte-americano Douglas Fitch, conhecido pelas suas incursões gastronómicas sob o nome Orphic Feast, e ainda os artistas plásticos espanhóis Beatriz Lobo e Miki Leal, o português João Leonardo ou o santomense Kwame Sousa, cuja pintura abrirá este ciclo no Museu de Portimão, dia 27 de Outubro.
www.vivaportimao.pt
ENVIE ESTE EVENTO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>