Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

A quaresma está a chegar! Ideias para entrar em contacto com a sua fé

A quaresma está a chegar! Ideias para entrar em contacto com a sua fé

Publicado em: 2022-02-15

Com a aproximação da Quaresma, que este ano começa a 2 de março, a procura por formas de entrar em contacto com a fé torna-se mais comum. Uns começam a rezar com mais frequência, outros aproveitam para viajar um pouco mais, mas as ideias não ficam por aí.

Seguem-se algumas das recomendações que, certamente, o vão ajudar a estar mais em contacto consigo e com a sua religião.

 

As 4 melhores recomendações para quem quer entrar em contacto com a sua fé

 

1. Lugares religiosos em Portugal

Existem dezenas de lugares religiosos em Portugal, de norte a sul do país. Vamos destacar apenas os mais conhecidos e que, acreditamos, serão um excelente apoio nesta sua jornada.

O Santuário de Fátima é o principal destino religioso, tanto para portugueses como para estrangeiros que venham visitar o país. Já o Santuário do Bom Jesus (Braga) é menos visitado do que Fátima, mas proporciona-lhe um momento inesquecível durante a caminhada ao longo do maravilhoso jardim.

Outros locais que não pode deixar de visitar são o Santuário do São Bento da Porta Aberta (Terras de Bouro), Igreja de Santa Luzia (Viana do Castelo), Mosteiro de Alcobaça, Convento de Mafra ou o Mosteiro dos Jerónimos.

Caso queira adicionar outros locais de visita ao seu roteiro religioso, dê uma vista de olhos a esta página do Tripadvisor.

 

2. Museus de arte sacra

Portugal também tem alguns museus de arte sacra interessantes, como o Museu de Cera de Fátima, o Museu de Arte Sacra da Covilhã, o Museu de Arte Sacra que se encontra no andar superior da Catedral de Viseu ou, se quiser ir até às ilhas, o Museu de Arte Sacra do Funchal.

Infelizmente nem todos os museus possibilitam a compra de produtos religiosos no final da visita e, os que têm essa possibilidade, não oferecem muita variedade. As boas notícias é que pode comprar os produtos ou lembranças em lojas online que vendem artigos religiosos, como a Holyart. Na Holyart, além de uma grande variedade de artigos religiosos e objetos litúrgicos, também já pode comprar produtos para a Quaresma e Páscoa, como cera líquida, vinho, filmes de Páscoa ou ovos pintados.

Além dos museus mencionados, também existem outros com exposições temporárias de caráter religioso. Faça uma pesquisa enquanto prepara a visita.

 

3. Melhores livros e filmes

A nível de livros, a nossa principal recomendação vai para o “Imitação de Cristo” por ser um clássico que revela o ideal cristão. Esta é uma das obras mais traduzidas do mundo, depois d’A Bíblia.

Temos outras recomendações de livros, como “A Arte de Recomeçar”, “Uma Beleza que nos Pertence”, “Jesus - O Sofrimento à Luz da Teologia”, “Firmes na Esperança” e “Curiosidades do Vaticano”.

Já a nível de filmes, a nossa principal recomendação vai para “Milagres do Paraíso” por mostrar uma mãe que perde a fé após a sua filha ser diagnosticada com uma doença terminal. Um filme emocionante que vai tocar o coração de todos.

Além desse filme, também recomendamos “Ponto de Decisão”, “Somos Todos Iguais” e “A Estrela de Belém”. Estes filmes são todos baseados na experiência humana e relação com a fé e religião, direta ou indiretamente.

 

4. Momentos de oração e reflexão

Por último, tire mais tempo para orar e refletir. Aliás, na sua visita às igrejas portuguesas, porque não aproveita para fazer algumas orações nas mesmas? Ou, se tiver essa possibilidade, esteja presente nas missas.

Pode, ainda, usar aplicações no seu smartphone que lhe permitam ter alguns minutos de oração diários, como o Passo a Rezar. É possível ouvir os 10 minutos de oração diários no website ou usando a aplicação do Spotify (que, com Premium, permite ouvir offline, onde quiser).

 

Estas são apenas algumas das recomendações que temos para si. Tem outras ideias? Partilhe connosco.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar este artigo, Partilhe!
1120 PARTILHAS / VISITAS

PODERÁ GOSTAR DE LEROUTROS ARTIGOS EM DESTAQUE