Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Fígado gordo e a COVID-19? Veja os alimentos a evitar

Fígado gordo e a COVID-19? Veja os alimentos a evitar

Publicado em: 2020-10-19

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 20 e 30% da população mundial sofre de fígado gordo

Foi observado que pacientes com fígado gorduroso apresentam maior risco de complicações e um quadro mais grave do COVID-19.

Esta situação relaciona-se com o excesso de ingestão de açúcares, em particular da frutose. Este monossacárido é utilizado para adoçar bebidas e alimentos industrializados, por ser barato, apresentar boa solubilidade e pelo facto de ser aproximadamente 1,7 vezes mais doce do que a sacarose (açúcar de mesa).

A esteatose hepática (o chamado fígado gordo), uma patologia cada vez mais frequente em pessoas que não consomem bebidas alcoólicas, é o primeiro sinal de alerta para a necessidade de mudar os hábitos alimentares. Grande parte dos portadores de esteatose hepática não apresenta sintomas, ou, se sente alguma coisa, trata-se apenas de queixas vagas relacionadas com mal-estar digestivo.

A indústria alimentar extrai o açúcar do milho e produz xarope de milho rico em frutose que utiliza como adoçante. Esta utilização massiva do xarope de milho rico em frutose (basta ler os rótulos dos alimentos para se verificar este facto) fez aumentar exponencialmente o consumo de frutose nos últimos 30 anos. Sabe-se hoje que a frutose em excesso causa danos metabólicos idênticos aos causados pelo álcool, designadamente fígado gordo, aumento dos triglicerídeos e do ácido úrico, para além de estar relacionada com a obesidade, resistência à insulina e síndrome metabólica.

Daqui se conclui que alimentos a evitar são bebidas doces como ice-tea, colas e todos os refrigerantes, batidos (smothies), gelados, cereais de pequeno-almoço infantis (autênticas guloseimas), iogurtes doces, bolachas, bolos, croissants, queques, madalenas, chocolates, guloseimas, etc.

Prefira os alimentos naturais, tais como frutas, vegetais, leite, iogurtes naturais, cacau e faça, com eles, os seus próprios batidos, gelados, sumos e sobremesas. Estes alimentos fornecem-lhe naturalmente algum açúcar, mas também vitaminas, minerais, fitoquímicos e fibras. Optar por alimentos naturais vai fazê-lo perder peso, ter mais energia e ganhar saúde.

 

Os principais sintomas são:

- Cansaço;

- Dor ou desconforto no quadrante superior direito do abdómen;

- Perda de apetite;

- Náuseas e vómitos;

- Icterícia;

- Febre;

Ascite (distensão do abdómen por acumulação de líquido).

Estes últimos três sintomas já correspondem a tipos mais avançados da patologia, com lesão e inflamação do fígado.

Autoria:

PNMF




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar este artigo, Partilhe!
2930 PARTILHAS / VISITAS

PODERÁ GOSTAR DE LEROUTROS ARTIGOS EM DESTAQUE