Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

COVID-19 Como proteger-se nas idas às compras

Publicado em: 2020-04-27

A Direção-Geral da Saúde disponibilizou um conjunto indicações a seguir antes e durante as idas a mercearias e a grandes superfícies, que reforçam a importância das boas práticas de higiene e segurança para prevenir a Covid-19.

A ida ao supermercado é inevitável e essencial mas deve dar lugar a várias precauções, além de uma consciente orientação para o consumo, planeamento e compra de alimentos. 

Nas idas às compras devem ser asseguradas todas as precauções para minimizar o risco de infeção para si e para os outros, nomeadamente:  Evite o manuseamento dos alimentos, a não ser para os colocar no carinho de compras; Cumpra as distâncias de segurança, se o espaço não permitir (a distância) utilize uma máscara; Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos; Higienize adequadamente as mãos antes e depois da ida às compras; Adote as medidas gerais de etiqueta respiratória (não use as mãos ao tossir ou espirrar, u um lenço de papel ou o antebraço).

A Direção-Geral da Saúde adverte também para verificar e cumprir a lista de compras: optar por alimentos que tenham um prazo de validade maior, alimentos de elevado valor nutricional e assegurar a compra de alimentos frescos (fruta e hortícolas).

Numa situação de isolamento, é importante garantir a disponibilidade de alimentos que permita assegurar as necessidades alimentares por um período mais longo de tempo, sendo a otimização do momento de ida aos supermercados essencial para evitar deslocações frequentes às compras.

A compra responsável, nas quantidades adequadas e sem exageros, é essencial neste período



Autoria:

Câmara Municipal de Sintra




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar este artigo, Partilhe!
434 PARTILHAS / VISITAS

PODERÁ GOSTAR DE LEROUTROS ARTIGOS EM DESTAQUE