Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

A Lenda de Torre de Moncorvo

Torre de Moncorvo é uma vila transmontana, pertencente ao distrito de Bragança.


Segundo a lenda, viveu há alguns séculos naquela região, um pobre lavrador de nome Mendo, ou Mem, que morava com a mulher numa pequena choupana perto do monte Reboredo.


Certo dia, durante os seus afazeres diários, Mendo achou um tesouro enterrado sob um penedo do monte. Vendo-se de repente tão rico, várias foram as ideias que lhe passaram pela cabeça. Um pouco mais recomposto de tamanha surpresa, decidiu manter em segredo aquele achado, para que lho não roubassem, arquitetando uma forma de o esconder convenientemente.


No entanto, tão grande era a sua euforia, que as palavras pareciam saltar-lhe da boca, tendo uma incomensorável vontade de partilhar o seu segredo com alguém.


O seu pensamento voou então para a mulher, contudo, Mendo era desconfiado... Como conhecia a mulher de gingeira, achou que ela não seria capaz de guardar segredo por muito tempo,pelo que decidiu testar a sua palavra. Arranjou uma mentira e decidiu contar-lha implorando-lhe segredo:


- Anda cá mulher! Senta-te comigo que tenho algo para te contar. Mas tens de guardar segredo...


A mulher, já inquieta de curiosidade incitou-o para que lhe contasse, jurando e prometendo a pés juntos que guardaria a informação.

 

ad_horizontal


Posto isto, Mendo continuou:


- Calcula que vi hoje um corvo a parir um par de corvinhos!


A mulher, ficou estupefata, sem saber muito bem o que dizer e pensar. "Era lá isso possivel???! Um corvo parir como gente?!Só pode estar a brincar comigo!"


Decidida, dirigiu-se a uma das vizinhas mais próxima, contando o sucedido e obviamente pedindo-lhe segredo. No entanto, desta vez, o corvo não tinha parido 2, mas 4 corvinhos.


Partilhada a novidade, despediram-se as amigas, indo cada uma contar a outra pessoa. Como era de esperar, o segredo espalhou-se em três tempos por toda a região, nas mais variadas versões.


Claro que toda esta história chegou aos ouvidos de Mendo que prudentemente, resolveu ocultar o segredo que carregava, em relação ao seu tesouro.


Construiu então uma grande torre onde passou a morar para melhor defender o seu ouro.


Do nome do lavrador e da história do corvo, chamou-se ao edifício Torre do Mendo (ou Mem) do Corvo. Com o tempo, esquecida a história, o povo foi simplificando o nome até chamar ao local, Torre de Moncorvo.

POR: PNMF




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar este artigo, Partilhe!
736 PARTILHAS / VISITAS

PODERÁ GOSTAR DE LEROUTROS ARTIGOS EM DESTAQUE




DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO / QUESTÃO SOBRE ESTE TEMA: