Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Diversão e conhecimento: uma união que vai além do entretenimento

Diversão e conhecimento: uma união que vai além do entretenimento

Publicado em: 2023-11-03

Os jogos são a primeira forma de conhecimento a que somos apresentados. Muitos passatempos atuam em duas frentes; são fontes de diversão e, ao mesmo tempo, funcionam como ferramentas valiosas no processo de aprendizagem, ajudando a facilitar a assimilação de conhecimentos de forma descontraída e envolvente. 

A intersecção entre o saber e a diversão pode englobar uma ampla gama de tópicos, desde a matemática e a geografia até a história e a língua portuguesa. Os conhecimentos necessários para vencer no jogo mostram-se úteis também para a vida quotidiana.

Atualmente, o processo de gamificação é uma constante no mundo moderno. Ao adicionar aspetos dos jogos ao ensinamento de conhecimentos básicos e necessários, diversos sectores do saber estão a ampliar a efetividade do ensinamento e também conquistando um novo público que alcança melhores resultados que são somados aos métodos tradicionais.

Neste artigo, visamos estabelecer a relação entre algumas modalidades e os conhecimentos que estão inseridos na sua prática. Confira: 

Matemática nas cartas e nos tabuleiros

Os jogos de cartas têm um papel histórico e fundamental na cultura do entretenimento. Com um baralho é possível jogar uma verdadeira infinidade de modalidades. Nos casinos, grande expoente dessa categoria de games, o blackjack se destaca.

Atualmente, o blackjack ganhou a internet. Apoiado em plataformas especializadas, o título voltou a voga, ganhando novos praticantes e cativando antigos jogadores. Os novos modos de jogo são fundamentais para a modalidade acompanhar o ritmo da internet.

A dinâmica da partida é relativamente simples, o jogador recebe duas cartas e o crupiê outras duas. O objetivo é alcançar a soma de 21 pontos ou chegar o mais próximo possível disso. Conhecendo o baralho, o jogador pode utilizar as suas cartas para calcular as probabilidades, antes de pedir outra carta. Dessa forma, é possível ter algum controlo sobre cada jogada e passar a pressão para o adversário.

O xadrez, um autêntico clássico de tabuleiro, também conta com a matemática como aliada. Para prever as jogadas do adversário é fundamental saber contar o número de casas e as características das peças rivais, com isso é possível adiantar-se ao oponente e conseguir aplicar estratégias eficazes.

Assim como o blackjack, o xadrez também ganhou um novo capítulo na sua história com a chegada ao mundo virtual. Diversos sites especializados oferecem desafios para todos os níveis de jogadores, desde principiantes até os mais experientes. Além das partidas contra jogadores reais, também é possível enfrentar a inteligência artificial.

Desbravando o mundo através dos jogos

A geografia é uma disciplina que revela o mundo em detalhes, explorando os países e desbravando as diversas características de cada região. Para além dos mapas, é possível conhecer as nações e as suas histórias e cultura através dos jogos.

Um clássico é Riks, que coloca os jogadores no comando de um exército e com um objetivo de conquista. Para triunfar é fundamental conhecer os continentes e a distribuição dos países no território, dessa forma é possível elaborar estratégias para completar a missão.

O jogo, como todos os citados, nasceu antes da internet, mas não ficou fora da nova era digital. Atualmente, Risk está disponível para computadores e telemóveis, as batalhas agora são globais e contra adversários de todas as partes do mundo.

Civilization é outro título com uma forte carga de conhecimento. Os jogadores são desafiados a assumir uma civilização, como a egípcia, romana ou japonesa, melhorar os aspetos tecnológicos e conquistar os territórios vizinhos. O jogo é rico em detalhes, oferecendo diversos conhecimentos sobre os costumes e inovações que cada povo desenvolveu.

Uma disputa de vocabulário

A língua portuguesa é um componente fundamental na educação. Além do idioma nacional, conhecer outros idiomas também é uma forma de aprender outras culturas. Descobrir novas palavras é fundamental para melhorar a escrita e a comunicação.

Os jogos que envolvem desafios linguísticos são muitos, os famosos caça-palavras são a principal fonte de entretenimento e diversão. Esses clássicos ganharam diversas versões para os telemóveis, com diferentes níveis de dificuldade e um infinito de palavras a serem descobertas.

Outro título com foco nas palavras é o Scrabble, um sucesso em mais de 120 países, que apresenta um desafio baseado em letras e a capacidade do jogador em formar palavras até com as letras mais difíceis. O jogo também conta com versões para Android e iOs, para os utilizadores que preferem jogar no telemóvel.

Em suma, os jogos desempenham um papel importante no processo de aprendizagem. Tal facto não substitui os modos tradicionais de ensino, os jogos são ferramentas para potencializar e consolidar o conhecimento aprendido de forma lúdica e divertida.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar este artigo, Partilhe!
632 PARTILHAS / VISITAS

PODERÁ GOSTAR DE LEROUTROS ARTIGOS EM DESTAQUE