Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

A Evolução dos Artigos Desportivos: Tecnologia e Desempenho

A Evolução dos Artigos Desportivos: Tecnologia e Desempenho

Publicado em: 2023-10-13

Manter uma vida ativa e saudável está na ordem do dia. Apesar da correria dos dias que vivemos, o ser humano tende a ser cada vez mais sedentário. Um trabalho onde está sentado demasiado tempo, horas em frente a uma televisão ou computador e um desgastante “scroll” nas redes sociais, com smartphones e iPhones topo de gama. Mas a tecnologia não é, necessariamente, sinónimo de inatividade e ociosidade.

A tecnologia usada na evolução dos artigos desportivos é algo a que deveríamos dar valor e utilizar melhor, em prol da atividade física, da monitorização de resultados e da avaliação de desempenho. Somos, muitos de nós, guiados pela motivação e pela conquista de objetivos.

Entrar nos 10 euros gratis é para ganhar, correr uma maratona é para chegar ao fim, iniciar uma dieta alimentar é para cumprir. A tecnologia deve ser usada a nosso favor. No campo desportivo há muito a ser feito e lançado. Acessórios que nos permitem ser mais orientados, mais ativos e a ter uma vida saudável.

Apenas a título de curiosidade, de acordo com os dados da Pordata, em 2019, Portugal tinha 66.5 ‰ praticantes federados, por mil habitantes. Os últimos dados conhecidos revelam um número de 46.5 ‰ praticantes federados, por mil habitantes. A pandemia pode ter sido responsável por esta estatística, mas inverter esta tendência é importante. Para uma sociedade mais equilibrada, mais saudável, mais sã, psico e fisicamente.

Os Melhores Equipamentos Desportivos para uma Vida Ativa

Poderá não constar da lista de equipamentos desportivos, mas é um dos acessórios elementares para quem quer começar a monitorizar o seu desempenho desportivo e seguir a sua evolução: um relógio inteligente. Existe o relógio inteligente desportivo, especialmente concebido para desportistas amadores que queiram acompanhar os seus resultados, a par e pulso. Alguns incorporam, não só apps para os mais diversos tipos e disciplinas físicas, mas também aplicações móveis motivacionais personalizadas.

Um acessório à sua imagem e a trabalhar para si. É um pouco como tentar jogos de casinos gratis maquinas e escolher aquela em que vai apostar e cujo potencial ganho possa ser maior. Usar um relógio inteligente em seu benefício pode ser um verdadeiro jackpot.

Escolhendo o Calçado Desportivo Adequado: Guia do Consumidor

Do pulso aos pés. Seja qual for a atividade física que decida seguir, um calçado desportivo adequado é essencial. A não ser, é claro, que opte por pilates, ioga ou outras disciplinas do género. Neste caso, uma boas meias antiderrapantes e um bom tapete são o segredo.

De volta aos calçado desportivo. Não é à toa que são concebidos sapatos para correr, para escalar, para fazer trekking, para caminhadas, para futebol ou para basquetebol. Cada sapato, sapatilha ou chuteira é desenhado e concebido a pensar no desporto no qual vai ser usado, nas posturas corporais e nas variáveis do jogo ou exercício. Portanto, sim - um calçado desportivo adequado é a base (literalmente) para uma prática de exercício correta, pensada no conforto e bem-estar.

Não pensa praticar patinagem artística sem patins. Correr é exatamente igual, exige o calçado, e não uns ténis quaisquer que se arrastavam pela casa há anos.

As Tendências em Moda Desportiva: Estilo e Funcionalidade

Pode parecer irrelevante, à primeira vista, pensar em moda desportiva. Não, é exatamente por essa primeira vista, que o vestuário é tão importante. Não falamos em vestir-se para agradar os outros ou para exibição, enquanto se passeia no ginásio e esquece o essencial. Estamos a referir-nos a estilo, funcionalidade e estética. Difícil combinar tudo, mas não impossível.

Existe uma roupa desportiva adequada para cada desporto. Se a usar vai sentir o peso do compromisso e vai levar-se mais a sério. A atividade física deixa de ser encarada como uma obrigação ou hobby e passa a integrar, seriamente, as suas rotinas. É isso que o espelho lhe vai dizer quando está equipado a rigor, de acordo com a modalidade que pratica.

Ao escolher roupa adequada para o desporto, percebe que ele é mais funcional, pois foi desenhada para ter em conta a atividade. A partir daí, estilo é o que não lhe falta, certo?

A distinção e aprumo que dedica ao seu estilo casual, chique ou do dia a dia, devem transpor-se para a moda desportiva. Não só porque os equipamentos foram produzidos para um determinado propósito e devem ser usados para esse fim. Reforçamos a ideia base - não é só uma questão de estilo. É um ponto funcional e prático.

Equipamentos de Treino em Casa: Como Escolher os Melhores Artigos Desportivos

Se planeia agora começar uma determinada atividade física, de cárdio ou fitness, ou outra prática indoor, não equipe a sua casa como o melhor ginásio da vizinhança. A quantidade de artigos não vai levá-lo a treinar mais, muito menos a treinar melhor.

Avalie quais os artigos essenciais à prática desportiva que decidiu iniciar, fale com profissionais do setor que possam aconselhá-lo, defina uma meta, estabeleça um plano. A partir daí, se tiver uma divisão da sua casa, à espera do seu suor e das suas conquistas, vá equipando o espaço, com artigos desportivos que, de facto, vai utilizar e que são ótimas compras para uma atividade física mais intensa, mais focada e com um propósito.

Equipamentos de Proteção Desportiva: Priorizar a Segurança e a Performance

Entramos em terrenos mais perigosos. A segurança. Prioridade máxima em qualquer tipo de desporto. Não confie demasiado na sorte e no know how para escalar uma montanha sem arnês ou fazer parkour sem cotoveleiras e joelheiras.

São só exemplos. Cada desporto tem as suas proteções e são mandatórias. De caneleiras a capacetes, de fitas a coquilhas. Não importa o quão ridículo tudo lhe parece, importa o quão eficaz é, nos momentos que se revelarem necessários.

Antes de partir à aventura e escolher um desporto ou atividade física, para se manter ativo e saudável, verifique quais os equipamentos de proteção desportiva necessários. O relógio inteligente - o tal que o incentiva e lhe mostra os seus progressos - não vai conseguir protegê-lo. Cada acessório e equipamento tem a sua função.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar este artigo, Partilhe!
551 PARTILHAS / VISITAS

PODERÁ GOSTAR DE LEROUTROS ARTIGOS EM DESTAQUE