Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Colégio Heliântia

Contacto, telefone, morada, horário e localização da entidade Colégio Heliântia

Telefone: 227 53...

Ver dados de contacto completos

A entidade Colégio Heliântia tem a sua actividade principal na categoria:
Colegios

Veja aqui todas as entidades com actividade em Colegios no concelho de Vila Nova de Gaia

A entidade Colégio Heliântia encontra-se localizada no munícipio de:
Vila Nova de Gaia

A entidade Colégio Heliântia encontra-se localizada na freguesia de:
União das Freguesias de Gulpilhares e Valadares

Serviços Prestados

Atividades Extracurriculares, Refeitório, Uniformes, Prolongamento, Serviços de Psicologia e Orientação, Apoio Financeiro


Missão, Visão, Valores

O Colégio Heliântia tem como missão a Formação Total de futuros jovens de exceção, desenvolvendo competências, conhecimentos e atitudes, tendo em mente uma preparação abrangente e prática.

O Colégio Heliântia está sedeado no Edifício Heliântia, localizado junto ao mar e envolvido por um terreno arborizado com um total de 12.022 metros quadrados, em Valadares, freguesia do Concelho de Vila Nova de Gaia.

Num ambiente marítimo calmo e propício à calma reflexão, mas também à diversão, em contacto com a natureza, que inclui zonas verdes, salas de aula espaçosas, iluminadas e rodeadas de amplas varandas, zona de lazer comum, salas de informática completamente equipadas, dois laboratórios apetrechados com os melhores aparelhos e instrumentos e uma cantina que funciona diariamente das 9:00 às 22:00, trabalha uma equipa de docentes e pessoal administrativo altamente motivada.

Estilo Educativo

O Colégio Heliântia propõe-se marcar a diferença no panorama educativo nacional, apostando na formação rigorosa e em novos métodos e soluções pedagógicas, privilegiando a qualidade dos docentes e o acompanhamento pessoal de cada aluno durante o seu percurso escolar.

No Colégio Heliântia consideramos que educar, para além de conduzir pelos mistérios do saber, será sobretudo criar curiosidade e apreço pelo mundo do conhecimento, o que desencadeará um percurso pessoal de contínua aprendizagem e desenvolvimento pessoal, em todo o espectro da capacidade humana, quer lúdico, quer científico, quer cultural e criativo.

O nosso aluno é um elemento ativo na construção de uma sociedade onde os valores da liberdade cívica e política estão a par da solidariedade, do respeito por todos, da tolerância e da justiça. Um cidadão do Mundo, atento e curioso, que respeita e admira a sua diversidade étnica e cultural. Alguém que conhece e se responsabiliza pela preservação do ecossistema e que assume como princípio fundamental o do legado integral da vida diversa para as gerações futuras.

A nossa ação pedagógica caracteriza-se: pelo constante recurso à reflexão e coerência, por oposição ao autoritarismo, para que os alunos se comportem por convicção segundo a razão; pela valorização da necessidade do trabalho; pela visão do sentido realista do quotidiano, ultrapassando situações e ideias utópicas

Fomentamos constantemente as relações inter-pessoais que se fundamentam: num acolhimento natural e simples, que estimule a confiança mútua; num espírito de alegria que crie e desenvolva o otimismo e a confiança recíproca; num espírito de consciência pela solidariedade.

Na constituição das turmas prevalecem critérios de natureza pedagógica, sem prejuízo da legislação em vigor, nomeadamente:

  • As turmas não devem ter mais que 18 alunos no 1º Ciclo;
  • As turmas devem ser constituidas tendo por base a heterogeneidade das nacionalidades, de comportamentos e de capacidades evidenciadas nos Projectos Curriculares de Turma.

Salas e Estruturas Adequadas

Atualmente, as instalações compreendem vinte e uma salas de aula, todas com iluminação natural e ventilação adequada, com capacidade média para entre 12 a 20 alunos, incluindo um anfiteatro e quatro salas de informática modernamente equipadas e com acesso à Internet.

Incluem ainda uma biblioteca, que funciona também como auditório, gabinetes de apoio a professores e alunos, sala de reuniões, bar e outras infraestruturas de apoio à atividade formativa. Os serviços da biblioteca encontram-se completamente informatizados e contam com cerca de 4000 títulos.

Equipamentos Modernos

A Espaço Atlântico tem mantido uma política expansiva de investimento ao nível dos seus equipamentos, implementando constantes atualizações e melhorias ao nível dos equipamentos das salas, especificamente, e também ao nível da utilização de videoprojectores e outros equipamentos multimédia.

As salas de aula estão devidamente equipadas com computadores para projeção, vídeo projetores, quadros de cerâmica e, quando necessário são disponibilizados outros equipamentos como câmaras de vídeo, televisão, vídeo, flip-chart, etc., assegurando-se o correto desenvolvimento das diversas atividades.

Método de Ensino

O Colégio Heliântia pretende desenvolver um projeto de uma escola total onde, ao longo dos vários ciclos de ensino, são desenvolvidas as competências concebidas como saberes em uso, necessárias à qualidade da vida pessoal e social de todos os cidadãos, a promover gradualmente ao longo da educação básica.

Até ao momento, as valências que dispomos vão do 1º ao 6º ano de escolaridade, tendo como objetivo futuro o alargamento para o 3º ciclo do ensino básico.

Metodologias

A metodologia do Colégio caracteriza-se pelo:

  • Critério preventivo, que ajuda os destinatários a superar os riscos e as situações de perigo, a captar o sentido da sua juventude e a viver em plenitude as suas aspirações;
  • Ambiente educativo, caracterizado pelo protagonismo dos destinatários, pelo espírito de família, pelo trabalho diário, pelo convite à criatividade, estímulo pelas Tics e pelo clima de alegria e de festa;
  • Relação educativa pessoal, que se traduz na familiaridade entre docentes e discentes, escola, família e comunidade.

As inscrições para os Alunos que vão frequentar o Colégio pela primeira vez realizam-se a partir de Janeiro do ano civil de ingresso.

As renovações de matrícula relativas a um novo ano letivo, para os Alunos que já frequentam o colégio, deverão ser formalizadas até 10 de Abril, com o pagamento do mês de Abril. No valor da matrícula para cada ano letivo, encontra-se incluído o Seguro Escolar cujas informações se encontram disponíveis nos Serviços Administrativos.

No ato da inscrição/matrícula, o Encarregado de Educação deve assinar o Boletim de Inscrição/Matrícula devidamente preenchido, subscrever o Regulamento interno, exibir os documentos que lhe forem pedidos e proceder ao pagamento.


Recebeu um toque de uma chamada internacional desconhecida?


Alerta da GNR - Ajude a divulgar, saiba mais aqui >>