Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Observatório Microbiano dos Açores

Contacto, telefone, morada, horário e localização da entidade Observatório Microbiano dos Açores

Telefone: 296 58...

Ver dados de contacto completos

A entidade Observatório Microbiano dos Açores tem a sua actividade principal na categoria:
Ciencia Microscopios Binoculos e Telescopios

Veja aqui todas as entidades com actividade em Ciencia Microscopios Binoculos e Telescopios no concelho de Povoação

A entidade Observatório Microbiano dos Açores encontra-se localizada no munícipio de:
Povoação

A entidade Observatório Microbiano dos Açores encontra-se localizada na freguesia de:
Furnas


O Observatório Microbiano dos Açores - OMIC - é um Centro de divulgação científica e tecnológica, que procura promover o conhecimento científico e o acesso às novas tecnologias.

O Observatório Microbiano dos Açores é uma entidade responsável pela promoção e divulgação da importância dos seres vivos microbianos no planeta Terra dando ênfase à biodiversidade Microbiana existente nas nascentes termais e cavidades vulcânicas dos Açores. 

Tendo como tema principal os microrganismos, o OMIC pretende estimular o interesse pela ciência e tecnologia, tornando-a acessível ao grande público e em particular, aos jovens, uma vez que constitui apoio didático aos programas escolares, para além de ser oferta turística da região. O Observatório Microbiano dos Açores encontra-se instalado num imóvel com importante valor patrimonial e arquitetónico: antiga Casa de Banhos Termal - Chalé de Misturas, Furnas, numa zona central "Caldeiras", de fácil acesso a estudantes e população em geral.

O Centro apresenta diferentes tipos de espaços com funções múltiplas: o “Expositivo”, constituído por módulos demonstrativos de carácter permanente, assim como módulos de carácter temporário, o “Laboratorial“ no qual os visitantes poderão observar amostras de microrganismos vivos, bem como realizar atividades descritas em protocolos experimentais. 

O Centro também promove a construção de uma cultura científica através de conferências e outras iniciativas de promoção cultural relacionadas com a ciência e com a sociedade, destinadas ao público em geral.

O Observatório Microbiano dos Açores é gerido pela Ponte Norte - Cooperativade de Ensino e Desenvolvimento da Ribeira Grande e integra a rede de Centros de Ciência dos Açores promovida pela Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia.

 

HORÁRIOS

Abertura ao Público

INVERNO

Terça a sexta-feira - 10:00 - 17:00

Domingo e feriados* - 14:30 - 18:00

Encerrado - Sábado e segunda-feira

VERÃO  ( julho e agosto)

Terça a sexta-feira - 10:00 - 17:00

Sábado, domingo e feriados* - 14:30 - 18:00

Encerrado - Segunda-feira

* Apenas os que coincidem com com o horário regular de abertura ao público.

  Encerrado dias 1 de janeiro, sexta-feira Santa e Domingo de Páscoa, Domingo do Santo Cristo, 1 de Novembro e 25 de Dezembro.


Atenção - Golpe nas esplanadas e cafés, esteja a par!


NÃO SE DEIXE ENGANAR --> Saiba mais aqui.