Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Loja AKI do Montijo - GRUPO ADEO, Montijo

Contacto, telefone, morada, horário e localização da entidade Loja AKI do Montijo - GRUPO ADEO, em Montijo

Telefone: 212 30...

Ver dados de contacto completos

A entidade Loja AKI do Montijo - GRUPO ADEO tem a sua actividade principal na categoria:
Lojas

Veja aqui todas as entidades com actividade em Lojas no concelho de Montijo

A entidade Loja AKI do Montijo - GRUPO ADEO encontra-se localizada no munícipio de:
Montijo


Missão

Perto de si, com a confiança de uma equipa que o ajuda a encontrar a sua solução de bricolage, para melhor viver a sua casa e o seu jardim.


Visão

Queremos ser reconhecidos como o líder da confiança e proximidade na Bricolage, Casa e Jardim.


Valores

  • Confiança;
  • Espírito de Equipa;
  • Proximidade Cliente e Produto;
  • Atitude Empreendedora.

O aparecimento do AKI

Em 2015 o AKI celebrou os 25 anos da sua chegada a Portugal. Tudo começou quando, em 1990, o grupo belga GIB, da área da grande distribuição, abria em Alfragide aquela que seria a primeira loja de "Faça você mesmo" no país.

A internacionalização da área de bricolage do Grupo GIB inicia-se em Barcelona, e foi na capital catalã que surgiu o nome AKI, quando os responsáveis deste grupo procuravam um terreno para edificar a primeira loja e alguém terá dito "podemos abrir a primeira loja "aqui"". E aquela palavra ficou no ouvido de um outro responsável que disse "aqui" "pode muito bem ser então o nome da loja". E assim surge a designação AKI.

Depois de edificado em Espanha, a expansão natural do AKI teria de passar estrategicamente por Portugal.

Após análise de várias localizações, foi decidido que Alfragide seria a zona preferível tendo em conta, sobretudo, o fluxo de Clientes que iria gerar, já que nos inícios dos anos 90 esta zona era o local dourado do comércio da Grande Lisboa, onde confluíam dois importantes eixos rodoviários (IC19 e A5) e se situavam dois dos primeiros grandes hipermercados do país, Jumbo e Continente para além da futura primeira Makro. A estes fatores acrescia a realidade de os terrenos nesta localização ainda estarem a preços acessíveis.

O AKI nascia assim num local com enorme visibilidade, junto de grande afluência de tráfego e de potenciais Clientes, que se deslocavam de todo o país para fazer compras nos hipermercados existentes na zona.

A escolha do local para a primeira loja do AKI em Portugal teve logo à partida sucesso garantido: nos primeiros meses após a sua abertura, o AKI de Alfragide tornou-se a primeira loja em vendas da área da bricolage, do Grupo GIB, em termos mundiais.


O conceito "Faça Você Mesmo"

A entrada do AKI em Portugal marca também uma inovação no hábito dos portugueses, que passaram a ver a bricolage e a decoração como um hobby e até mesmo como uma forma simples e mais barata de satisfação das várias necessidades, como por exemplo mobilar, pintar e/ou decorar uma casa. O AKI criou igualmente uma oferta diversificada em artigos para o jardim.

Quem não se lembra, nos inícios do AKI, do cheiro a madeira no interior da loja e do típico som da serra elétrica?

A vantagem do AKI sempre foi permitir um livre serviço ao seu Cliente, mas de forma assistida, já que devido às características técnicas de alguns produtos, o Cliente sempre necessitou de algum apoio: como fazer, como utilizar e mesmo conhecer as alternativas que tem a seu dispor.

Para satisfazer todas as necessidades dos Clientes, o AKI sempre apostou na formação dos seus Colaboradores, para que estes prestassem um serviço de excelência e apoio permanente ao Cliente, sendo ainda hoje referência no sector.

Mas o apoio ao Cliente não se ficou só pelas equipas das lojas. Desde os seus inícios em Portugal, até hoje, o AKI desenvolveu as Bricofichas, uma coleção de fichas informativas com diversas dicas de como fazer vários trabalhos de bricolage em casa, como por exemplo instalar uma banheira ou uma torneira, como pintar, como colocar papel de parede, como soldar, como instalar um sistema de rega, etc. Também neste sentido as lojas AKI realizam diversos workshops, promovidos pelos seus Colaboradores, para ajudar os Clientes e potenciar a partilha de ideias sobre os mais variados temas da bricolage.

Muitos outros serviços, inovadores, de apoio ao Cliente foram desde logo disponibilizados. Quem não se lembra, nos inícios do AKI, do corte de madeira, do aluguer de ferramentas e de carrinha para transporte, das fitas métricas em papel?

Ao mesmo tempo que introduzia uma nova filosofia em Portugal ("o faça você Mesmo"), o AKI permitiu