Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Casa do Triângulo

Contacto, telefone, morada, horário e localização da entidade Casa do Triângulo

Telefone: 296 65...

Ver dados de contacto completos

A entidade Casa do Triângulo tem a sua actividade principal na categoria:
Associacoes

Veja aqui todas as entidades com actividade em Associacoes no concelho de Ponta Delgada

A entidade Casa do Triângulo encontra-se localizada no munícipio de:
Ponta Delgada


A lista que abaixo se apresenta é constituída pelos convidados de Fernando Rocha e Jorge Laranjo para estarem presentes no dia 1 de Maio de 1997 na Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, para a apresentação da ideia da criação da Associação Casa do Triângulo e que mais tarde foram os primeiros associados.

Antes da apresentação do projecto, aos convidados, Jorge Laranjo e Fernando Rocha, encetaram diversos contactos no sentido de avaliar a possibilidade da associação ter sede própria. Em primeiro lugar com o Secretário da Habitação e Equipamentos, Dr. José Contente, a quem expuseram a ideia da criação da associação, Casa do Pico em S. Miguel e fizeram-lhe sentir, que o projecto só seria viável se tivessem à partida um espaço que servisse de sede, sem o qual muito dificilmente conseguiriam que as pessoas aderissem, porque tinham o exemplo de outras tentativas anteriores e que saíram frustradas, principalmente por isso.

O Dr. José Contente achou boa a ideia, mas quanto ao espaço não poderia arranjar porque de seguida, e com toda a legitimidade, viriam outras ilhas a reivindicar o mesmo e isso seria impossível de satisfazer, porque tinha outras prioridades. Perante este argumento, Jorge Laranjo lembrou-se da Associação de Municípios do Triângulo, e porque não fazer a Casa do Triângulo em S. Miguel, ao que o Dr. José Contente aceitou e disponibilizando-se de imediato a apoiar o projecto.

Quanto à casa, havia a possibilidade de um edifício na Rua Margarida de Chaves, actualmente da Direcção Regional da Juventude Formação e Emprego, mas houve várias oposições internas, nomeadamente no partido do Governo, quanto a essa cedência, dando mesmo lugar a um artigo sobre o assunto, escrito por Jorge Laranjo e publicado no Jornal Ilha Maior, nessa data.

Passados uns dias e sem que Jorge Laranjo e Fernando Rocha deixassem resfriar o assunto, aparece um movimento popular contra a instalação dos repatriados na Rua Morgado Botelho, 52 em Ponta Delgada. Contactaram alguns dos residentes concluindo que todo o bairro se oporia, com todos os meios ao seu alcance, à decisão do governo. Perante esta situação, foram de imediato falar  com o Dr. José Contente no sentido de averiguarem da possibilidade dessa casa lhes ser cedida para a sede da associação, ao que ele acabou por consentir, informando que ela precisaria de obras profundas, pois estava parcialmente destruída.

Foi perante este quadro que os mentores da criação da Associação Cívica Casa do Triângulo, efectuaram contactos com todos os seus conhecidos do triângulo e a residir em S. Miguel, a quem expuseram o projecto no dia 1 de Maio de 1997, e que foram:

 
 
 

Lista dos Participantes no 1º Encontro e Fundadores da Associação

  • ALEXANDRE MACHADO SIMAS
  • AMARO DE MATOS
  • ARMANDO ANTÓNIO DUTRA
  • CARLOS A. VARGAS MELO
  • CARLOS ADALBERTO BERNARDO DA SILVA
  • FERNANDO CASTRO ROCHA
  • FILOMENA F. V. S. C. BERNARDO DA SILVA
  • JOÃO PIRES GARCIA SILVEIRA
  • JORGE MANUEL LARANJO DA COSTA
  • JOSÉ AFONSO XAVIER
  • JOSÉ ARMANDO MACEDO BRUM
  • MANUEL HERBERTO GOMES
  • MARIA ÂNGELA AZEVEDO FURTADO BRUM
  • MARIA DE NAZARÉ BULCÃO MACEDO
  • PAULO RUBEN ALVERNAZ RODRIGUES
  • ROSA MARGARIDA AZEVEDO ARMAS
 
 
 

Comissão Instaladora

 

A ideia foi muito bem aceite por todos os presentes, de tal forma que foi aprovada, neste 1º encontro, uma a lista composta por cinco elementos que constituíram a comissão instaladora, sendo os dois primeiros os mentores e apresentadores do projecto, a qual passou a tratar de todo o processo para a legalização da Associação Cívica Casa do Triângulo, acompanhamento das obras da sede e mobilar, o que durou mais de dois anos.

No entanto foi havendo reuniões periódicas entre a comissão instaladora e os restantes membros fundadores da associação, com visitas às obras, a fim de estarem todos a par da evolução de todo o processo. Estas reuniões tiveram lugar, na junta de freguesia da Fajã de Baixo, cujo presidente de então nos apoiou desde o início e a quem muito agradecemos. Uma das reuniões, e já na fase final do processo, foi em casa de José Afonso Xavier, cuja pessoa e família foram desde o início, grandes entusiastas e colaboradores do nosso projecto, onde foi apresentada por Jorge Laranjo e discutida pela primeira vez  uma lista para as eleições dos primeiros corpos sociais, a qual após pequenos ajustes acabou por ser a única lista apresentada e eleita por unanimidade, na primeira assembleia geral.

Alexandre Simas propôs e adaptou os estatutos da Casa dos Açores à nossa Associação e com a colaboração do seu amigo, artista plástico Michael Hudec, criou o logótipo da Casa do Triângulo.

 
 
 

Lista dos Elementos da Comissão Instaladora

 
  • Jorge Manuel Laranjo da Costa
  • Fernando Manuel de Castro Rocha
  • Alexandro Machado Simas
  • Rosa Margarida Morais Azevedo Armas
  • Armando António Dutra

Recebeu um toque de uma chamada internacional desconhecida?


Alerta da GNR - Ajude a divulgar, saiba mais aqui >>