Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Atenção, 7 Frases que nunca deve dizer aos seus filhos!

Leia com atenção e pense duas vezes antes de dizer alguma destas frases. O seu uso pode afectar o crescimento e futuro dos seus filhos.

Com cada vez mais problemas no dia-a-dia, os pais, por vezes, dizem aquilo que não devem não só devido ao cansaço mas também à frustação inerente aos problemas do quotidiano.

Frases na maioria das vezes não sentidas mas que podem ser das piores combinações de palavras que se podem dizer aos filhos. Cautela, os seus efeitos podem ser devastadores.

 

1 - "És feio" ou "És gordo" ou "És burro"!

Nós somos uma fonte de informação fidedigna para os nossos filhos e eles acreditam em tudo o que dizemos, ao dizer estas palavras estamos a afectar a sua autoestima com adjectivos negativos. Reconheça os pontos positivos do seu filho em vez de recalcar nos aspectos negativos.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


 

2 - "Gostava que fosses mais parecido com o teu irmão"

Cada filho é como é, não existem filhos iguais e não se ganha nada em colocar um acima de outro. Por outro lado, é preferivel salientar as qualidades de ambos e aceitá-los tal como eles são.

 

3 - "Tu só fazes asneiras"

Uma criança pode ficar traumatizada e com pensamentos negativos se estiver sempre a ser rebaixada em tudo o que faz. Procure falar e compreender melhor os motivos que levaram o seu filho a errar ou a cometer uma asneira de forma a corrigir o necessário, evitando situações futuras.

 

4 - "Eu tenho vergonha de ti"

As crianças por vezes gostam de chamar a atenção em público gritando, correndo e cantando para todos ouvirem. Experimente dar-lhe um pouco mais de atenção e vai ver que essas atitudes em público têm tendência a diminuir ou a desaparecer.

Procure o lado artístico do seu filho e organize espectáculos para a família, em que ele possa brilhar.

 

5 - "Quem me dera que não tivesses nascido"

Esta é das piores frases que se pode dizer a uma criança. O sentimento de rejeição pode ser explosivo e levar a atitudes com consequências graves, tanto para a criança como para quem convive com ela.

 

6 - "Eu já não te amo"

Os nossos filhos são o que de melhor pode haver. Manifestar o nosso amor por eles é dizer que estamos sempre do seu lado e que acima de tudo eles são a nossa vida. Nunca diga que já não ama o seu filho.

 

7 - "Não chore, não é nada de grave"

Todas as crianças tem necessidade de chorar, seja de tristeza ou de alegria. É uma forma de se manifestarem e exteriorizarem os sentimentos. Não desvalorize o choro de uma criança! Antes, procure perceber o motivo do choro e dar o seu apoio fazendo ver à criança os pontos ou aspectos positivos da situação que levou ao mesmo.