Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Campanha de sensibilização -

A Internet como a conhecemos é um mundo à parte, sem fim e sem regras definidas, sem qualquer lei e principalmente sem polícias que possam proteger as pessoas de bem que a usam, no entanto, trata-se de uma das maiores e mais poderosas ferramentas de comunicação que o homem inventou, fazendo com que tudo fique à distância de um clique. O Mundo virou uma aldeia global.

 

Actualmente numa sociedade que usa e abusa das redes sociais de forma totalmente descontrolada, onde a regra é apenas uma: não haver regras! No meio de tudo isto, são apanhadas as nossas crianças, os nossos jovens, os nossos filhos, ou seja os adultos de amanhã.

 

Quando quem usa a internet e as redes sociais por vezes nem sempre é bem intencionado, esta ferramenta torna-se o seu melhor aliado para ter acesso a imagens e locais que potenciam a criminalidade infantil e põem em causa a segurança e bem estar das nossas crianças.

 

Desta forma urge prevenir e acima de tudo educar uma sociedade de forma coerente e torná-la responsável na forma como são partilhados diversos conteúdos de fotografias, videos, textos entre outros.

 

Lembre-se: uma vez na Internet já não à volta a dar, para sempre na Internet! É impossível controlar os conteúdos que nela são inseridos, e impossível remover os mesmos definitivamente. TENHA ISSO SEMPRE EM MENTE ANTES DE PUBLICAR QUALQUER FOTOGRAFIA OU VIDEO DOS SEUS FILHOS.

 

TEM A CERTEZA QUE O QUER FAZER? NÃO ESTARÁ A POR EM CAUSA O FUTURO DELES? PENSE NISSO ANTES!...


Hoje em dia a partir de uma fotografia tirada em qualquer máquina ou smartphone sofisticado, que seja partilhada na internet, qualquer hacker ou especialista consegue facilmente localizar o sitio onde a mesma foi tirada, até mesmo moradas exactas.

 

Esqueça publicações que contenham os seus filhos ao pé da escola, com roupas ou fardas identificativas, na creche, com outros amigos, em frente da sua casa, no jardim, em viagens, na praia entre outras...

 

Deixamos abaixo algumas recomendações de segurança válidas para todos:

- Evite divulgar pormenores da sua vida pessoal, por exemplo dizer nas redes sociais em tempo real que está a almoçar no restaurante "XPTO" que fica a quilómetros da sua casa. Estará a dizer a potenciais ladrões que não está em casa e que os mesmos poderão assaltá-la a seu belo prazer.


- Evite publicar álbuns completos de fotografias abertos para todos, desta forma está a aumentar a probabilidade de algumas fotos comprometedoras cairem em mãos erradas e poderem vir a ser usadas contra si ou os seus.


- Evite ter fotografias ou videos em demasia na memória do seu smartphone ou tablet, nunca se sabe se o pode perder ou ser vitima de assalto. Opte sempre por proteger o acesso a essas pastas com uma password sua.


- Utilize as redes sociais com moderação, não publique tudo o que acha que pode ser relevante para os seus amigos, lembre-se que os amigos dos seus amigos também vão ter acesso a esses conteúdos e esses você não conhece e não sabe se são de confiança!

 

 

Proteja as suas crianças e as dos outros, evite publicar:

- Fotografias ou Videos de crianças menores nuas, de fraldas ou a tomar banho/duche.


- Fotografias ou Videos dos filhos dos outros.


- Fotografias ou Videos que possam indicar a sua morada ou de moradas dos amigos dos seus filhos.


- Fotografias ou Videos que possam identificar o local onde foram tiradas/realizados.


- Fotografias ou Videos que possam causar problemas ou constrangimentos dos seus filhos quando estes atingirem a idade adulta.


- Fotografias ou Videos de crianças com uniformes escolares que possam identificar a escola.


- Fotografias ou Videos de crianças juntos de objectos de valor que indiquem ostentação, pois os objectos passam a ser alvo de inveja e dos amigos do alheio.


- Fotografias ou Videos de alta resolução, com excelente qualidade de imagem e definição que possam dar detalhes e pormenores das suas crianças.

 

Ajude os seus filhos a protegerem-se melhor. Lembre-se que o principal ponto está na educação e no uso racional das ferramentas.

 

A Internet pode ser um enorme apoio na educação dos seus filhos, quando usada de forma correcta, dado ajudá-los a desenvolver capacidades, a aprender melhor e a tornarem-se melhores pessoas. No entanto é sempre bom alertá-los dos perigos da mesma, diga aos seus filhos:

 

- Que nunca devem fornecer dados pessoais, moradas, telefones, ou informações que possam levar a identificação deles a pessoas ou entidades desconhecidas.


- Que podem usar a Internet de forma responsável, não fazendo da mesma um uso negativo, nem entrar em sitíos que lhes possam parecer suspeitos.


- Que devem sempre desligar-se dos programas de chat e de email em sitios públicos ou privados, fazendo sempre uso do botão de LOGOUT.


- Que devem sempre tratar os próximos num base de respeito mutúo.

 

Caso detecte alguma agitação ou alteração de comportamento nos seus filhos de um momento para o outro, procure saber o que se passa, fale com eles, pergunte-lhes se recentemente houve algum problema no uso da internet, alguma abordagem de estranhos ou tentativa de aliciamento.

 

Por último, NUNCA ESQUECER:

A Internet está sujeita às leis da Vida Real.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>