No seguimento da previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA):
O IPMA prevê períodos de vento forte e agitação marítima na costa ocidental, em especial a norte do cabo Raso com ondas de noroeste até 4,5 metros.
O agravamento do estado do tempo pode provocar, entre outros efeitos, "dificuldades de escoamento dos sistemas de drenagem urbanos, nomeadamente durante os períodos de praia-mar, podendo haver inundações em locais historicamente mais vulneráveis".
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muita nebulosidade nas regiões do litoral oeste a sul do Cabo Mondego até meio da manhã, vento moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas da ordem de 70/80 quilómetros por hora e descida de temperatura, sendo acentuada da temperatura máxima.
ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>
O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido pelo IPMA quando há risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.
ad_horizontal
A ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:
- Cuidados extra em zonas de construção, locais onde poderá haver queda de objectos de grandes dimensões ou cortantes;
- Que se tenha em atenção a condução em locais onde o vento seja muito forte, adotando uma condução defensiva;
- Atenção redobrada no cruzamento de pontes e viadutos;
- Manter sempre uma distância de segurança quando se circular em zonas de maior velocidade (IC, IP, Autoestradas);
- Ter Especial atenção por parte das famílias e vizinhos, e das redes sociais de proximidade, com as situações de pessoas idosas ou em condição de maior isolamento.
- Manter-se afastado das zonas costeiros onde exista forte ondulação;
- Evitar passeios junto das praias ou no areal;
- Proteja os seus animais de estimação, mantenha-os em casa em segurança:
- Se possivel, evite viajar de avião quando as condições são muito adversas;
Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança
Ajude a divulgar este destaque, Partilhe!
1341 PARTILHAS / VISITAS
NOTA:
A informação que consta nesta página é de carácter meramente informativo, estando sujeita a alterações ou imprevistos de última hora, não dispensando desta forma a consulta dos sites oficiais.