Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Vai uma Jola?

Cerveja, Girafa, Fino, Caneca, bejeca, Chope, Sícera, Birra,Tulipa,Imperial, Loira, Geladinha. Estes são apenas alguns dos nomes atribuidos à cerveja, bebida universal apreciada em todo o mundo.

 

Os mitos associados à cerveja são muitos, assim como os seus benefícios. Será que cria mesmo barriga? Será que o formato do copo é irrelevante? A cerveja preta tem maior teor de alcool que as outras?

 

Vamos por partes:

A cerveja e a barriga: Falso! A cerveja com moderação não engorda, possuindo inclusivamente menos calorias que um sumo de laranja natural, sendo o eventual aumento do volume na região abdominal, momentâneo, à semelhança de qualquer bebida gaseificada.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


 

O formato do copo é irrelavante: Falso! Existem vários tipos de copo, e cada um se adequa ao tipo de cerveja consumida, potenciando desta forma, o seu sabor.


Cerveja preta tem mais álcool que as outras: Falso! A força da cerveja nada tem a ver com a sua cor mas sim com a torrefacção do malte.


Imperial tem maior qualidade que a cerveja engarrafada: Falso!  São idênticas. O que acontece é que dado ser injectado mais gás no barril, a imperial costuma ter mais gás do que a de garrafa.


O colarinho de nada serve: Falso! A espuma impede que a bebida tenha um contacto directo com o oxigénio, permitindo retardar a perda de gás e a manutenção da temperatura.


Cervejinha só geladinha: Falso! Quando a cerveja está gelada, tem um efeito anestesiante nas papilas gustativas, levando à redução de paladar. Cervejas de pior qualidade devem ser consumidas mais frescas, já as cervejas melhores podem ser consumidas a temperaturas mais elevadas, para total percepção do seu sabor.


Cerveja deitada arrefece mais rápido: Falso! A cerveja deve ser arrefecida gradualmente e na vertical, ao contrário do vinho que deve ser deitado.Congelador só momentos antes de servir.


Riscar os copos aumenta o gás: Certo!  Copos com fundo riscado levam a imperiais com bastante mais gás. A explicação é simples, o CO2 gosta de instabilidade e a superfície rugosa é uma vantagem.


Mais espuma ao bater com a garrafa: Certo! Com esse gesto criam-se pequenas ondas que provocam a explosão de uma bolha gerando milhares de bolhas minúsculas que por serem mais leves, sobem mais facilmente.


Cerveja anti-stress: Certo! A cerveja é rica em fibras, ácido fólico, antioxidantes, vitamina B6 e B12, componentes que ajudam a reduzir o stress. Por outro lado, quem não se sente mais relaxado ao beber uma cervejinha após um dia cheio de problemas, em especial se for em boa companhia?


Cerveja faz bem à saúde: Certo! A cerveja promove o aumento do bom colesterol, reduz a probabilidade de cancro,osteoporose  e doenças cardiovasculares e regula o sistema digestivo.

 

Note-se no entanto que a cerveja é uma bebida alcoólica pelo que o seu consumo deve ser ponderado, moderado e responsável.