Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Aids - Anunciada uma Cura para a doença

Segundo Pesquisadores do Centro de Pesquisa Scripps (SRI em Inglês), localizado em San Diego, Califórnia, foi desenvolvido um novo método para combater o vírus da imunodeficiência humana (HIV), que causa a AIDS, que consiste em criar uma "molécula artificial "que actua como um anticorpo, e que tem demonstrado um alto nível de eficácia.

A Molécula artificial eCD4-Ig, criado por Michael Farzan e sua equipa de pesquisa mostraram-se superiores aos actuais métodos conhecidos para combater o HIV em testes de laboratório com anticorpos naturais, de acordo com o que foi publicado na revista científica Nature.

Até agora, apenas existiam alguns tratamentos para combater a doença que consistiam em aumentar a produção de anticorpos no corpo humano para neutralizar o HIV. Mas que tinham como ponto fraco uma capacidade limitada para bloquear completamente o vírus.

Para os investigadores, a experiência foi um sucesso quando experimentaram em quatro macacos infectados a Molécula eCD4-Ig em animais misturada com um vírus inofensivo desenvolvido. Quando a equipe injetou altas doses de macacos do HIV, estes não ficaram infectados, pois o composto bloqueou a infecção.

No entanto a equipa de investigadores salientou que ainda são necessários mais alguns estudos em macacos para melhor observar os efeitos desta Molécula de forma a que se possa desenvolver uma Cura definitiva para a Doença nos Humanos.

Esta técnica abre as portas a uma possível erradicação da doença num curto ou médio prazo, o que seria um grande avanço para a história da Humanidade.

 

Aqui fica o artigo da experiência na revista NATURE - VER ARTIGO