Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Dia de São Valentim

O Dia mais romântico do ano aproxima-se.

Enquanto uns esperam avidamente este dia, tornando-o verdadeiramente especial, outros entendem-no como mais um dia do ano, não concebendo que o amor tenha data marcada para ser celebrado.  Outros há ainda, que julgam este dia, como meramente comercial.

Convicções à parte, 14 de Fevereiro, o dia de São Valentim, ou mais simplesmente dia dos namorados, tornou-se num dia dedicado a todos aqueles que comemoram o amor sentido por alguém.

Contamos-lhe de seguida uma das histórias mais famosas do mundo, aquela que muito provavelmente deu origem a esta comemoração.

Claudius II, imperador romano no século III d.C., não via a hora de expandir o seu império. No entanto, algo se atravessava no seu caminho: a renitência dos homens em deixar para trás as suas amadas e a sua família, debatendo-se desta forma com a existência de poucos voluntários para satisfazer os seus intentos.

Certo dia, após noites a pensar em como poderia resolver esse pequeno grande problema, decidiu proibir os casamentos, com vista a reunir mais soldados para as suas tropas.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


No entanto, um sacerdote da época, Valentim, considerando tal decisão completamente desajustada e priveligiando acima de tudo o amor, começou a realizar casamentos em segredo.

O segredo foi no entanto descoberto, e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte.  

Porém, a cela onde aguardava o seu último dia, era alvo de passagem de muitos jovens que, através de uma pequena janela da sua cela, lhe prestavam apoio, alento, atirando-lhe pequenas flores e mensagens. Valentim seria executado a 14 de Fevereiro no ano de 269 d.C.

Existe no entanto outra versão na qual São Valentim, um outro sacerdote, recusou cumprir a vontade de Claudio II, de renunciar à religião católica. Foi preso e condenado à morte. Durante a sua clausura, Valentim apaixonou-se pela filha do carcereiro, tendo-lhe inclusivamente escrito um bilhete de amor assinando “O teu Valentim”.

Em qualquer uma das versões, Valentim morreu por amor,  dando o mote para este dia celebrado no mundo inteiro.

Este dia não é somente dedicado aos namorados, mas sim a todos os que se amam, e que de alguma forma têm laços que os unem.