Portal Nacional dos Municipios e Freguesias


Inquérito do INSA sobre os hábitos de consumo de água na população portuguesa - Participe

Inquérito organizado pelo INSA - Instituto Nacional de Saúde - Doutor Ricardo Jorge

 

A água é vital para o Homem, permite manter o nível de hidratação das células necessário aos processos metabólicos ao mesmo tempo que veicula muitos dos elementos necessários a esse metabolismo. O problema de necessidade hídrica é, assim, não só quantitativo mas também qualitativo.

 

A água para consumo humano é uma solução que veicula elementos minerais essenciais ao metabolismo celular como é o caso do cálcio, magnésio, sódio, potássio, bicarbonatos, cloretos e oligoelementos como o flúor, o cobalto, o iodo ou o selénio. Estes e outros constituintes inorgânicos da água, estão na origem do seu sabor e do seu valor alimentar. Interessa que a sua concentração não seja demasiado baixa, o que poderia originar carências metabólicas, nem demasiado alta, o que poderia provocar riscos para a saúde. 

 

Resumidamente, a água para consumo humano não deverá possuir microrganismos patogénicos e deverá possuir uma composição físico-química que não coloque em risco a saúde do consumidor devido à indução de estados de carência ou de sobrecarga dos quais podem resultar situações de toxicidade aguda ou crónica. 

 

Com este inquérito pretende-se identificar eventuais situações de risco para a saúde dos consumidores devido ao consumo de água de origens não controladas ou de qualidade duvidosa. Este inquérito estará disponível para preenchimento durante 1 ano, ao fim do qual, os resultados serão tratados e posteriormente divulgados com as recomendações que as respostas sugerirem.

 

Agradecemos a sua colaboração!

 

Aceda aqui ao inquérito...