Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Centro Interpretativo da Montanha e do Centeio

O Centro Interpretativo abriu em Abril de 2012 e nasceu da transformação do antigo Museu do Moinho e do Povo de Aboim, através da reconversão da escola primária presentemente desactivada, num centro interpretativo de excelência, diferenciador pelas dinâmicas e pelos instrumentos utilizados na exploração das temáticas abordadas.
Apresenta desde exposições interactivas com conteúdos virtuais lúdico-pedagógicos de carácter histórico, etnológico e ambiental, a mini-exploratórios científico-experimentais, a ateliers dedicados à confecção de produtos à base de centeio (pão e bolachas). As actividades disponíveis são diversificadas e adequadas aos diferentes públicos-alvo (crianças, adultos e idosos), em especial para os grupos escolares onde é aliado o moderno com a tradição empregando ferramentas inovadoras e multivariáveis.
A visita ao Moinho de Vento em funcionamento, a Sala dos Sentidos, o teatrinho mágico, os jogos pedagógicos pela aldeia, as experiências científicas e os ateliers temáticos são alguns exemplos ao que acontece neste espaço. Este centro propõe ao visitante um envolvimento absoluto na aquisição do conhecimento através das várias linhas do tempo.
É o passaporte para o passado e para o futuro numa viagem de atmosfera presente.
Visite-nos e permita-se uma vivência experimental de factos reais!

Intervalo de Preço: de 2&euro - 6&euro


Horário: de Segunda a Sabádo das 10h00 - 17h00


Contactos: museuaboim@gmail.com ou 964 799 753