Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

INICIATIVA CONHECER PORTUGAL NO SOFÁ DE CASA (Em tempos de COVID-19)

Ajude-nos a dar a conhecer Portugal de uma forma digital nestes dias difíceis nesta fase que passamos.
Esta é uma secção que permite o envio de fotos para divulgação no Portal de locais e pontos de interesse do nosso País.
Se tem uma ou mais fotos especiais e que mostrem a beleza da sua terra e que queira partilhar com outros utilizadores, nós a publicaremos neste espaço de partilha (Todas as fotos recebidas são sujeitas a aprovação).



Clique aqui para enviar uma fotografia

(Por favor, use apenas imagens no formato - png ou jpg/jpeg)



Galeria de fotos - Conhecer Portugal


Foto actualmente em desafio! Reconhece esta imagem? Deixe nos comentários a sua sugestão de título

Enviada por: PNMF em 2020-04-13

Ampliar

Conhece este local ou monumento? Deixe o seu comentário:

Casulo de Malhoa

Enviada por: PNMF em 2020-04-07

Ampliar

Edifício associado à estadia do pintor José Malhoa em Figueiró dos Vinhos e onde faleceu em 26 de Outubro de 1933. Atraído pelo convite do seu antigo mestre José Simões de Almeida Júnior (tio), José Vital Malhoa chegou Figueiró dos Vinhos por volta de 1883 e encantou-se pelos horizontes longínquos, as serranias, a cor dos campos e costumes, descobriu modelos para as suas pinturas e motivos para o seu projeto artístico. Aqui mandou construir esta casa, cuja planta é composta por dois corpos retangulares articulados em “T”. O corpo mais baixo, originalmente de um só piso corresponde à pequena casa térrea inicial que Malhoa ali mandou construir, possivelmente no ano de 1895. Mais tarde, em 1898, sob traçado de Luiz Ernesto Reynaud, foi acrescentado um novo corpo, transformando-a numa verdadeira casa, onde a primitiva pequena casa é transformada no atelier de trabalho do Pintor, recebendo uma grande claraboia de ferro e vidro sobre a cobertura, há muito já desaparecida Destaca-se, no seu interior, a pequena sala de jantar aberta para a varanda alpendrada, onde as paredes são revestidas a pergamóide, imitando couro lavrado e as duas sobre-portas exibem frisos floridos em tela pintada a óleo, originais do pintor António Ramalho Júnior. A mesa de jantar e possivelmente o candeeiro da sala serão ainda peças sobreviventes do tempo do Pintor. O teto, em madeira, apresenta uns pequenos nichos que teriam pequenas obras de pintores amigos de Malhoa, entretanto desaparecidas. Após a reabilitação de 1985, os nichos foram preenchidos com novas obras, produzidas e oferecidas por professores e alunos da Escola de Belas Artes de Lisboa. No jardim existe ainda o antigo caramanchão e um banco, ambos em ferro e contemporâneos do Pintor, e um lago ao gosto da época.

Conhece este local ou monumento? Deixe o seu comentário:


Castelo de Ourém

Enviada por: PNMF em 2020-04-05

Ampliar

O castelo ergue-se no topo de uma colina, na cota de 330 metros acima do nível do mar. Apresenta planta no formato triangular irregular, com torres nos vértices. Ao centro da sua praça de armas abre-se uma cisterna de planta ogival, alimentada por uma fonte. A torre Noroeste é conhecida como Torre de D. Mécia, por ali ter sido confinada aquela infortunada esposa de D. Sancho II. No lado Norte do castelo abre-se o Terreiro de Santiago, com uma estátua do Condestável D. Nuno Álvares Pereira ao centro. No conjunto destacam-se ainda: o Paço do Condes, que foi utilizado como residência oficial do conde D. Afonso. Os torreões de entrada, erguidos por volta de 1450. À época, uma passagem coberta unia o Paço a uma torre cilíndrica, da qual nos resta a base, e daí se fazia a ligação ao castelo. O Paço e os dois torreões apresentam traços de inspiração veneziana, onde se destacam as cimalhas de tijolos salientes. a Igreja da Colegiada onde se destaca a cripta. a fonte em estilo gótico. o Pelourinho em estilo barroco.

Conhece este local ou monumento? Deixe o seu comentário:

Castelo de Elvas

Enviada por: PNMF em 2020-04-05

Ampliar

Situado no ponto mais elevado da cidade, o Castelo de Elvas é uma obra de fortificação islâmica, reconstruída nos séculos XIII e XIV, tomando só no séc. XVI o aspeto atual.

Conhece este local ou monumento? Deixe o seu comentário:


Obras de Arte na Amadora - Artista ODEITH

Enviada por: PNMF em 2020-04-04

Ampliar

Obras de arte do artista Odeith . na Avenida Duarte Caneças, perto do Metro Amadora Este, com imagems de Amália Rodrigues e Carlos Paredes.

Conhece este local ou monumento? Deixe o seu comentário:

Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra

Enviada por: PNMF em 2020-04-04

Ampliar

A Biblioteca Monástico-Real do Palácio Nacional de Mafra é uma das mais importantes bibliotecas europeias, com um valioso acervo de c. de 36.000 volumes, um “ex libris” da ilustração esclarecida do séc. XVIII. De destacar algumas obras raras como a colecção de incunábulos (obras impressas até 1500) ou a famosa “Crónica de Nuremberga” (1493), bem como diversas Bíblias ou a primeira Enciclopédia (conhecida como de Diderot et D’Alembert), os Livros de Horas iluminados do Séc. XV e ainda um importante núcleo de partituras musicais de autores portugueses e estrangeiros, como Marcos Portugal, J. de Sousa, João José Baldi, entre outros, especialmente escritas para o conjunto dos seis órgãos históricos da Basílica.

Conhece este local ou monumento? Deixe o seu comentário: