Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Presidente da República visita Quinta do Mocho

 

O Presidente da República, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, elogiou a atuação do Município de Loures, assinalando que "não tendo sido possível nenhum esquema com a participação do Estado, teve de ser a Câmara a encontrar soluções em tempo recorde". "Encontrar uma solução num mês é excecional" e tal "só foi possível devido ao papel do presidente da Câmara", disse.

Recorde-se que perante a ausência de respostas das entidades governamentais, para a resolução da situação destas 14 famílias, estas foram realojadas, pela Autarquia de Loures, em casas municipais na Quinta do Mocho, Apelação e Prior Velho.

Marcelo Rebelo de Sousa apontou que há falhas na Lei e que "para o futuro tem de se pensar num quadro legislativo que possa acorrer a situações de emergência como esta", assinalando que "os esquemas que havia a nível central não se adaptavam a esta situação".

Para Bernardino Soares, “esta situação pôs a nu a dificuldade das políticas de habitação no nosso país”, comprovando-se “que a legislação nem sempre, como aconteceu aqui, dá resposta às situações concretas”. Para Marcelo Rebelo de Sousa esta tragédia, e a sua resolução, foi uma lição "de como é importante o papel das câmaras municipais".

Ao visitar uma família realojada pela Autarquia, Marcelo Rebelo de Sousa fez referência a uma fotografia que encontrou no interior da casa. A imagem com Bernardino Soares, no quarto da casa, simboliza "como é importante, para a vida desta família, o esforço que a Câmara Municipal fez para a realojar", notou.

A comitiva, conduzida pelos guias da Galeria de Arte Pública, percorreu o bairro da Quinta do Mocho, onde está estabelecida uma das maiores galerias de arte urbana da Europa. Referindo-se a este bairro municipal, o presidente da Câmara de Loures afirmou que a Quinta do Mocho é um bairro “que mostra a sua arte e a vivência das suas pessoas, que lutam por uma vida melhor, como a generalidade dos portugueses”.

Seguiu-se um encontro no Centro Cultural de Sacavém, com Marcelo Rebelo de Sousa e Bernardino Soares a dirigirem-se a todas as famílias que foram realojadas pelo Município de Loures.

Na visita do Chefe de Estado, estiveram presentes o vice-presidente da Câmara de Loures, Paulo Piteira, os vereadores Gonçalo Caroço, João Calado e António Marcelino, e o presidente da Assembleia Municipal, Ricardo Leão.

 

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

51 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.