Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Bragahabit assinalou 20 anos de um serviço ´imprescindível´ para a comunidade

21/06/2019

A Bragahabit – Empresa Municipal de Habitação de Braga assinalou hoje, dia 21 de Junho, o seu 20.º aniversário com uma cerimónia que decorreu no Espaço Vita. Durante esta sessão, que contou com a presença de representantes de diversas associações e entidades públicas e privadas, foram recordados os momentos mais significativas do percurso desta empresa municipal.

Em média, a Bragahabit apoia anualmente mais de 1.300 famílias, com um número médio de 4 pessoas por agregado. Como referiu Vitor Esperança, administrador da Bragahabit, foram e são muitos os cidadãos de Braga que recebem uma ´ajuda importante e imprescindível para uma vida humana digna´, designadamente na disponibilidade de uma habitação para residência do seu agregado familiar ou na atribuição de apoios financeiros que atenuam o esforço que as famílias de baixos rendimentos têm no pagamento das suas rendas de casa.

Segundo Vitor Esperança, o trabalho da Bragahabit vai muito para lá da gestão das habitações municipais, sendo a componente social que faz com que esta seja uma ´empresa municipal distinta´. “Os nossos objectivos passam por garantir os princípios da cidadania, igualdade, habitação, aprendizagem, solidariedade, inclusão e futuro. Temos uma dimensão inovadora que passa pelo imaterial e, em colaboração com outros parceiros sociais do Concelho - designadamente os que pertencem à Rede Social do Município -, interagimos com todas as famílias apoiadas, fazemos o seu diagnóstico social, ouvimos as suas preocupações e damos-lhes todo o apoio possível na busca de soluções para os seus problemas”, referiu.

Por seu turno, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, afirmou que, no futuro, a Bragahabit terá de continuar com responsabilidade directa sobre a revitalização e requalificação dos espaços habitacionais que gere, criando, ao mesmo tempo respostas inovadoras que vão ao encontro dos novos desafios estratégicos identificados.

“O acesso digno, confortável, seguro e económico à habitação é um requisito crucial para a qualidade de vida das comunidades mais desfavorecidas e uma prioridade do executivo municipal. Nesse sentido, é fácil fazer um balanço muito positivo do trabalho da Bragahabit para a concretização deste objectivo. Agora, novos desafios surgem e o acesso à habitação é uma questão premente para uma franja mais alargada da população, fruto dos desenvolvimentos neste sector. A Câmara Municipal e a Bragahabit têm de procurar soluções tão inovadoras como as que foram criadas no passado”, disse.

O Edil lembrou que, ao longo destes últimos anos, houve um aumento considerável de apoios fruto do compromisso financeiro da Câmara Municipal para apoiar novos programas, como é bom exemplo o RADA, que praticamente duplicou a verba disponível entre 2013 e 2019. Actualmente, através de apoios comunitários do PEDU, estão em curso intervenções profundas nos bairros de Santa Tecla e das Enguardas.

A Bragahabit tem ainda a responsabilidade de assegurar apoios socioeducativos em 12 estabelecimentos de ensino no concelho de Braga, prestando serviços de apoio às famílias e nas actividades complementares de animação, no qual inclui o serviço de refeições escolares, cujo número anual ronda as 175 mil.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

35 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Braga - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Braga

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.