Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Agrupamentos do Concelho de Braga aderem na totalidade ao Projecto de Cálculo Mental Hypatiamat

21/06/2019

Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Braga implementou nas escolas do Concelho o Projecto Hypatiamat. Uma iniciativa promotora de competências na esfera do cálculo mental, culminando com a final do III Campeonato Interescolar de Cálculo Mental Hypatiamat, que se realizou no Altice Forum Braga.

O início da implementação do projecto foi no ano lectivo 2016/2017 com a adesão de dois Agrupamentos de Escolas de Braga. Chegados ao ano lectivo 2018/2019, e à terceira edição, o incremento é de 13 Agrupamentos integrados no projecto, com 48 turmas e mais de 1000 alunos do 4º ano de escolaridade. À final chegaram 128 alunos oriundos de todos os Agrupamentos de Escolas do Concelho.

Como explicou Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, este projecto é uma aposta do Município no fomento da aprendizagem de estratégias de cálculo mental. “A aprendizagem da Matemática apresenta uma dinâmica contínua e em espiral, na qual as experiências, a construção do conhecimento e o desenvolvimento do raciocínio lógico e abstracto desempenham um papel fundamental nas sucessivas aprendizagens, desde os primeiros anos de escolaridade”, referiu a vereadora, acrescentando que, muitas vezes, “o insucesso nesta disciplina tem, frequentemente, as suas raízes em aprendizagens incompletas ou disfuncionais”.

Neste este projecto, o principal objectivo passa por capitalizar o gosto inato por ambientes tecnológicos, promovendo fluência no cálculo mental. Nesta perspectiva, os professores foram fortemente encorajados a trabalhar com os alunos o cálculo mental, durante todo o ano lectivo, através de uma sequência de apps/jogos da plataforma Hypatiamat, segundo uma narrativa que começou pelo jogo da adição e que culminou com o jogo SAMD (que trabalha o cálculo mental utilizando a subtracção, a adição, a multiplicação e a divisão adaptadas a este nível etário).

“Projectos como o Hypatiamat colmatam alguns dos défices na aprendizagem desta disciplina. A plataforma incide na motivação, empenho, trabalho individual e cooperativo que contribui para melhorar a aprendizagem e a imagem da Matemática junto dos alunos. É uma ferramenta disponibilizada a alunos e professores que permite o incremento da transmissão e aquisição de conhecimento e a promoção de competências no domínio do cálculo mental”, concluiu Lídia Dias.

 

Município de Braga, 21 de Junho de 2019




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

33 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Braga - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Braga

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.