Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


CASTELO BRANCO, UMA CIDADE VERDE E INTELIGENTE

11 jun, 2019

Inserida nos Sabores de Perdição, no dia de Sabor a Sustentabilidade, e no âmbito da EU Green Week, foi no dia 5 de maio que se realizou a conferência “Castelo Branco, uma Cidade Verde e Inteligente”.

A conferência teve lugar na Biblioteca Municipal de Castelo Branco e contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, com a Vereadora da Câmara Municipal de Castelo Branco e Administradora dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco, Maria José Batista, com o Administrador Delegado da VALNOR, Nuno Heitor, Administrador da EVOX, Hélio Silva e com Carlos Martins, do projeto Buildfromforest.

“Castelo Branco, uma Cidade Verde e Inteligente” foi o tema que permitiu abordar questões relacionadas com a estratégia levada a cabo pelo município de Castelo Branco, não só, na preservação do ambiente, mas também na criação e desenvolvimento de estratégias de distribuição e monitorização de recursos como a água e de qualidade do ar e de vida dos cidadãos albicastrenses.

Luís Correia referiu “que o município tem desenvolvido uma estratégia ambiental e de sustentabilidade”, realçando que “fomos dos primeiros concelhos, a nível nacional, que se dedicaram à realização de uma estratégia de atenção às alterações climáticas” reforçando a preocupação dos municípios com as perdas de água, bem como “a preocupação de ter grandes espaços verdes na perspetiva da sustentabilidade e da qualidade do ar”.

Para além do Plano Municipal de Educação para a Sustentabilidade, que envolve cerca de 7.600 alunos, mais de 5.500 famílias e cerca de 100 professores, a autarquia albicastrense integrou os seis primeiros municípios a fazer o cálculo da pegada ecológica e, pela mesma altura, assinou o protocolo da biosfera com a Reserva Natural do Tejo Internacional, projeto que visa promover o desenvolvimento das reservas enquanto territórios vivos de sustentabilidade.

A mancha verde verificada em Castelo Branco foi também um tema abordado pela aposta do município na criação de espaços que potenciem a melhoria da qualidade do ar e que contribuam, simultaneamente, para a criação de espaços de lazer.

O cuidado com a utilização da água e a valorização deste recurso por parte da autarquia foram questões abordadas por Maria José Batista que refere as baixas taxas de perdas de água do município, reflexo “do trabalho que a autarquia de Castelo Branco tem feito para ter uma utilização eficiente da água” e que pretende “aumentar a sustentabilidade ambiental, económica e financeira do município”.

A autarca referiu que desde 2013 foi feito um investimento em redes de água de 14 milhões de euros que representam 6% do total da rede de água que tem 810 quilómetros de comprimento.

Zonas de medição e controlo, loggers acústicos e geofone, substituição de contadores com telemetria e a implementação de rega inteligente, são algumas das medidas levadas a cabo pelo município na preservação e utilização do recurso fundamental que é a água, sendo que, no final de 2018, a autarquia albicastrense tinha apenas 16% de perdas de água enquanto que a média nacional correspondia a 30%.

O futuro da reciclagem, estratégias inteligentes de monitorização e a apresentação do projeto Buildfromforest – edifícios de madeira de elevado desempenho – foram também questões abordadas.

A conferência insere-se nos Sabores de Perdição, no dia de Sabor a Sustentabilidade que celebra a EU Green Week. O certame na edição 2019 revela uma forte componente de sustentabilidade ambiental e apresenta certificação VALNOR de Ecoevento.

Para além dos copos de papel disponibilizados a todos os visitantes, que visam a diminuição da utilização de copos de plástico e dos postos de abastecimento de água espalhados por todo o recinto, a organização desenvolveu também um copo de plástico inquebrável para várias utilizações.

 

Cidade Verde e Inteligente CMCB-1

Cidade Verde e Inteligente CMCB-2

Cidade Verde e Inteligente CMCB-3

Cidade Verde e Inteligente CMCB-4

Cidade Verde e Inteligente CMCB-5

Cidade Verde e Inteligente CMCB-6

Cidade Verde e Inteligente CMCB-7

Cidade Verde e Inteligente CMCB-8

Cidade Verde e Inteligente CMCB-9

Cidade Verde e Inteligente CMCB-10

Cidade Verde e Inteligente CMCB-11

Cidade Verde e Inteligente CMCB-12




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

272 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Castelo Branco - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Castelo Branco

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.