Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


A varanda onde cabem todos os portugueses

Cristiano Ronaldo, capitão da seleção nacional de futebol, ergueu a Taça da Liga das Nações da UEFA na varanda da Câmara do Porto, frente aos milhares de adeptos que aguardavam a equipa na Avenida dos Aliados na noite deste domingo. Portugal venceu a Holanda por 1-0 no jogo realizado no Estádio do Dragão, com golo apontado por Gonçalo Guedes, e fez história ao ser o primeiro país a sagrar-se campeão desta nova competição europeia. Veja a galeria de fotos.

A multidão quis ver a seleção de perto na sala de visitas da cidade do Porto e teve a sua justa recompensa quando Cristiano Ronaldo dedicou o triunfo aos adeptos.

 "Em nome da seleção, e do nosso treinador [Fernando Santos], quero dar um muito obrigado a todos vocês que nos apoiaram. Obrigado!", declarou visivelmente emocionado o melhor marcador de sempre. Também o artilheiro da partida, Gonçalo Guedes, agradeceu o apoio dos portugueses e afirmou que a equipa foi "a justa vencedora" da competição. A festa na varanda fez-se durante alguns minutos, com a taça a ser erguida por vários jogadores, e a despedida aconteceu não sem antes ser entoado o hino nacional, "A Portuguesa".O anúncio de que o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, abriria esta noite a varanda dos Paços do Concelho aos campeões da Liga das Nações, fez-se logo ao final da partida e rapidamente milhares de pessoas se mobilizaram para a Baixa da cidade. Na receção informal que decorreu na Câmara do Porto, além da comitiva da Federação Portuguesa de Futebol e alguns membros do Futebol Clube do Porto, marcaram presença o presidente da Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite, a equipa da vereação de Rui Moreira, o seu chefe de gabinete, Nuno Santos, entre outros elementos da câmara municipal. Em outubro do ano passado, a Câmara do Porto e o FC Porto confirmaram que iam acolher a fase final da Liga das Nações, após o convite feito pela Federação Portuguesa de Futebol para submeterem uma candidatura conjunta à UEFA. Durante uma semana, passaram pelo Porto milhares de adeptos das quatro seleções finalistas: Portugal, Holanda, Inglaterra e Suíça. Quer ao nível da segurança, mobilidade e limpeza urbana, a organização da final Liga das Nações foi tida como exemplar.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

41 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Porto - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Porto

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.