Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Na Biblioteca Municipal de Silves » LITERATURA E MODA SERÃO TEMAS DE CONVERSA COM A JORNALISTA MARIA JOÃO MARTINS

15 de maio de 2019

A jornalista Maria João Martins será a dinamizadora da ação “A Literatura… e a moda”, que se integra no âmbito do ciclo “A Literatura e as outras Artes”, promovido pela Biblioteca Municipal de Silves (BMS). Esta ação decorrerá no dia 28 de maio, pelas 10h30, tendo como público-alvo os alunos da Escola Secundária de Silves.

Numa sessão de 60 minutos, Maria João Martins irá proferir uma palestra onde se irão interligar duas áreas distintas, mas não antagónicas. Na verdade, nesta sessão a convidada irá promover um discurso reflexivo acerca da ligação entre a literatura e a moda, ao longo dos séculos.

Elemento essencial para caracterizar um ambiente e uma personagem, o Guarda-Roupa é um recurso literário da maior importância, desde a Antiguidade aos nossos dias.

Dos atavios das damas da corte cantadas por Camões à Blimunda de José Saramago (sem esquecer naturalmente a caprichosa Madame Bovary), são muitos os textos nacionais e estrangeiros que reflectem sobre a importância do vestir enquanto acto social e psicologicamente significante. Nesta palestra vamos debruçar-nos sobre essa relação próxima, nem sempre evidente, e desafiamos os participantes a escolherem o guarda-roupa de algumas das principais personagens da Literatura portuguesa.

+ Info: tel. 282 440 899 | email: biblioteca@cm-silves.pt

SOBRE MARIA JOÃO MARTINSMaria João Martins quis ser médica, professora, realizadora de cinema e cenógrafa, mas acabou por não resistir à tentação da escrita. Nascida em Vila Franca de Xira em 28 de junho de 1967, tornou-se jornalista, aos 20 anos, no extinto Diário de Lisboa e hoje é redatora do Jornal de Letras, Artes e Ideias, sendo ainda colaboradora das revistas Vogue, Máxima, Visão e DIF.

Licenciada em História e mestre em História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa pela Faculdade de Letras de Lisboa, foi professora universitária durante cinco anos e assinou um programa de História na RDP- Antena dois durante dois anos.

Recebeu vários prémios de jornalismo, entre os quais o de Revelação de Reportagem do Clube Português de Imprensa e o Júlio César Machado da Câmara Municipal de Lisboa.

Como autora publicou vários estudos de História, nomeadamente Divas, Santas e Demónios - Mulheres Portuguesas e O Paraíso Triste - O Quotidiano em Lisboa durante a IIª Guerra Mundial. Estreou-se na ficção com a novela Escola de Validos (2007).

 

+ info: In https://www.portoeditora.pt/autor/maria-joao-martins




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

33 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Silves - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Silves

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.